Estados vão receber R$ 5,5 milhões para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com o CNPq, publicou a 1ª Chamada Pública para seleção de projetos da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2017), que ocorre de 23 a 29 de outubro, com o tema “A Matemática está em tudo”. Espera-se apoiar cerca de 170 propostas a serem financiadas com o total de R$ 5.540.000,00.
A Chamada visa contemplar representantes de instituições de todas as 27 unidades da federação. Os projetos devem receber valores em três faixas de distribuição: R$ 100 mil para propostas de abrangência estadual – envolvendo de 5 a 20 municípios, cada – e que deverão assegurar que no mínimo 25% das atividades sejam relacionadas ao tema; R$ 20 mil, para eventos regionais – participação mínima de 2 municípios por projeto apoiado – também com mínimo de 25% das ações na temática; e R$ 20 mil para eventos 100% temáticos, ou seja, específicos para o desenvolvimento de projetos de divulgação científica na área da matemática.

A partir de 2016 a Semana Nacional de C&T passou a ser apoiada por meio de edital, o que aumentou consideravelmente sua capilaridade em território nacional – foram 142 submissões e 89 projetos aprovados. Neste ano, a expectativa é de que a chamada pública lançada em parceria com o CNPq tenha resultados ainda mais expressivos, atingindo a previsão de 170 projetos apoiados nacionalmente. “O grande diferencial deste modelo de chamada pública é que diferentes estados não concorrem entre si, o que ajuda a equilibrar as diferenças existentes entre os estados e regiões brasileiras e garante que todas as unidades da federação sejam igualmente contempladas”, comenta Leda Pinto, coordenadora-geral de Popularização e Divulgação da Ciência.
Realizada nacionalmente desde 2004, a SNCT tem coordenação do MCTIC e colaboração de empresas públicas, escolas, fundações de apoio, institutos de pesquisa, governo federal, museus, secretarias estaduais e universidades. Em 2016, mais de 2,1 mil instituições cadastraram mais de 92 mil atividades em 1.055 municípios de todos os estados do País.
Segundo a Chamada Pública, os projetos apoiados devem contemplar modalidades de evento pré-definidas: feiras de ciência, unidades móveis, mostras científicas, polos integrados, jornadas acadêmicas, semanas universitárias, ciclos de palestras, exposições tecnológicas, olimpíadas de conhecimento, congressos ou simpósios, colóquios, oficinas de treinamento e exibições de vídeos.
Esta Chamada tem potencial para fazer a Semana Nacional se estender a cada município brasileiro, o que reforça seu status de principal evento de popularização e divulgação da ciência e tecnologia do País.
Para mais informações, clique aqui.
Fonte: Jornal da Ciência