Encontro de Plantio Direto na Palha tem inscrições abertas até dia 23

Estão abertas até o dia 23 de julho as inscrições para o IV Encontro Regional de Plantio Direto na Palha, que será realizado em Chapecó, de 25 a 27 de julho. O evento é promovido pelo CEPAF / EPAGRI (Centro de Pesquisas para a Agricultura Familiar) com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), por meio do edital PROEVENTOS. O Encontro faz parte do planejamento plurianual para o quadriênio 2014-2017 da EPAGRI, que vê como prioridade a retomada de eventos técnico-científicos relacionados à adoção/implantação, ao desenvolvimento e à qualificação do Sistema Plantio Direto.

O IV Encontro Regional de Plantio Direto na Palha visa ampliar as discussões a partir dos desafios da prática, que geram temas para reflexão, aperfeiçoamento e debates, permitindo envolver pesquisadores, acadêmicos, produtores rurais e técnicos agropecuários da região Oeste de Santa Catarina. “Passados vinte anos do último encontro regional e mais de dez anos do último grande evento nacional, estamos retomando a estratégia de encontros técnicos, agora não mais para motivar a adoção, mas para avaliar a qualidade do plantio direto que estamos fazendo e discutir o futuro do plantio direto que desejamos”, diz Leandro do Prado Wildner, Coordenador da Comissão Geral do evento.
Alguns temas que serão abordados no Encontro são o manejo da água em áreas de plantio direto, a importância do componente biológico para avaliação da qualidade do solo, o uso adequado de dejetos animais para adubação das culturas, o controle biológico de pragas e doenças e a qualidade da mecanização. Na abertura do evento a comissão organizadora fará homenagens a pioneiros do plantio direto, a técnicos que contribuíram para a adoção da prática e a empresas, instituições e organizações.
O evento faz parte das atividades comemorativas do Centenário de Emancipação Político-Administrativa de Chapecó e do Cinquentenário de fundação da COOPERALFA (Cooperativa Agroindustrial Alfa), a maior cooperativa agropecuária e industrial do Estado, e uma das cinco maiores do país. O evento ainda marca a atividade inicial das comemorações do aniversário do Curso de Agronomia da Unochapecó (Universidade Comunitária da Região de Chapecó), que completa seus 25 anos em 2018 e foi o primeiro curso de Agronomia de uma universidade não pública em Santa Catarina. As inscrições podem ser feitas no site: http://www.encontroregionalpdp.com.br/index.php
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC