Publicada em 20/11/2023

Foto: Caroline Costa, Fapesc

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) iniciou nesta segunda-feira, 20, a Jornada de Produção de CT&I de Alta Performance, com convidados internacionais e responsáveis por cases de excelência na América Latina.

Com o intuito de compartilhar políticas públicas, boas práticas em pesquisa para o desenvolvimento social e econômico local e ainda fortalecer as alianças entre a América do Sul e a região do Caribe, o ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação da Colômbia e CEO da CienTech, Tito Crissien, e gestores do Sistema Acafe, realizaram mesas de debates no auditório do Sebrae, em Florianópolis.  

No encontro, promovido Fapesc e Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação, Tito Crissien falou sobre oportunidades e desafios para o desenvolvimento sustentável. “Precisamos de talentos humanos para que haja a geração de conhecimento, e que esse possa ser transferido ao setor industrial, de uma maneira sustentável”, afirmou o pesquisador colombiano. 

“A universidade envolve o plural de ideias e é isso que estamos promovendo neste encontro, aproximando todos de uma ideia diferente, para conhecermos a promoção de ciência, tecnologia e inovação em um país com uma cultura diferente, e entendermos como foi o desafio e o desenvolvimento deles”, explicou o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto. 

Foto: Gabriela Cera, Fapesc

A presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Bisognin Ceretta, comemorou o evento que proporcionou ainda mais aproximação entre as universidades comunitárias, a Fapesc e outras instituições de ciência, tecnologia e inovação. “É uma iniciativa sem precedentes e que trará, ao longo do tempo, resultados muito promissores e que impactarão no desenvolvimento social e econômico do nosso Estado”, comemorou.

Para o secretário de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado de Santa Catarina, Marcelo Fett, eventos como esse são uma ótima oportunidade para o crescimento do ecossistema e desenvolvimento do Estado. “Toda vez que a gente se encontra para compartilhar experiências é sempre produtivo”, destacou.

O evento contou também com a presença do secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner, além de pró-reitores de universidades catarinenses. 

Jornada de Produção de CT&I de Alta Performance  

A palestra “Oportunidades e Desafios: a CT&I como Alavanca para o Desenvolvimento Sustentável”, com Tito Crissien, faz parte do Ciclo de Capacitação em Produção de CT&I de Alta Performance, evento organizado pela Fapesc, que contará com mais duas palestras este ano: Cienciometria, Financiamentos e Impacto Internacional, dia 28 de novembro, com profissionais da Clarivate Analytics; e Diplomacia Científica para as Américas: Abordando os Desafios Globais, dia 20 de dezembro, com a vice-diretora executiva do Instituto Interamericano para La Investigación del Cambio Global (IAI), Marcella Ohira. 

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) 
Nanda Gobbi / nanda.gobbi@fapesc.sc.gov.br  
Telefone: (48) 98802-5794