Empresa de Joinville torna escadas acessíveis para cadeirantes

Imagine uma escada com altura entre 85cm até 1,40m que pode se transformar em uma plataforma para levar cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida ao patamar superior. Chamado de escada-elevador, esse projeto criado pela Pró-Acesso Tecnologia Assistiva, de Joinville, recebeu apoio do programa Sinapse da Inovação, do governo do estado de Santa Catarina. O protótipo está em fase final de construção e será montado no auditório da Unisociesc (Sociedade Educacional de Santa Catarina), na unidade Marquês de Olinda, que possui um desnível de 1,10m entre o palco e a plateia.
O idealizador do projeto, Mário Cezar da Silveira, se inspirou em sua filha, que é cadeirante, para criar a escada-elevador. “Carolina, hoje com 28 anos, enfrenta muitas dificuldades, não por suas limitações físicas, mas sim pelas barreiras impostas pela dificuldade no uso dos espaços, principalmente calçadas ruins, edificações e espaços de uso público sem acessibilidade”, conta Mário, que se especializou em Desenho Universal e Acessibilidade.
escada elevador funcionamento

Sua filha participava do Grupo Segue de Dança Inclusiva, e, quando fazia apresentações com o grupo, esbarrava na falta de acessibilidade dos locais dos espetáculos. “Dançar na cadeira de rodas nunca foi problema. O problema era subir nos palcos para se apresentar, pois o acesso aos mesmos tinha como única opção degraus. Comecei então a buscar alternativas para criar condições de acessibilidade para esses locais”, recorda Mário.
O novo produto é uma escada cujos degraus se alinham de modo horizontal e se transformam em piso para uma plataforma elevatória, quando acionado para uso de cadeirantes ou de pessoas com mobilidade reduzida. A intenção era criar um equipamento híbrido, que pudesse ser utilizado por todos, a fim de ocupar pouco espaço e evitar que ele permanecesse sem uso, já que muitas dessas instalações são utilizadas com pouca freqüência. O número de degraus é definido pela altura a ser vencida, mas no uso como elevador tem a configuração interna mínima de 1,10m x 1,40m, determinada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para plataformas elevatórias, e ainda será adaptado para espaços com grande fluxo de pessoas.
Após a instalação do protótipo na Unisociesc, serão feitos testes e eventuais adequações. A escada-elevador deve ser comercializada a partir de outubro deste ano e já tem quatro estabelecimentos interessados em implantá-la. “Como o equipamento não tem similares no mercado, está sendo aguardado com bastante expectativa, pois vem atender uma necessidade crescente, impulsionada pelas novas leis vigentes no país, principalmente o Decreto 5296/2004 e a recente Lei 13.146/2015, que obriga todos os espaços públicos e os de uso público, a serem ou se tornarem acessíveis”, diz o criador do projeto.
Além de tornar realidade a ideia de Mário da Silveira, o Sinapse permitiu a criação da empresa Pró-Acesso, que já tem outros dois produtos em criação, uma cadeira de rodas motorizada adaptável às especificidades do usuário, e uma bicicleta adaptável em cadeira de rodas, para possibilitar lazer e passeios ciclísticos a cadeirantes. “Tentávamos viabilizar o projeto e a construção de um protótipo da escada-elevador, mas sempre tivemos muitas barreiras, que iam desde a falta de capital e da dificuldade em conseguir apoio técnico e de assessoria, para resolver os limites da nossa capacidade técnica. O Sinapse, com a verba disponibilizada e com seus parceiros, CERTI e SEBRAE, forneceu todo o suporte que ansiosamente aguardávamos”, afirma
O programa Sinapse da Inovação é executado pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), com apoio do SEBRAE/SC (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e executado pela Fundação CERTI. Foi lançado em 2008 para identificar e apoiar ideias inovadoras com potencial para se tornarem negócios de sucesso, e desde então já teve 5 edições em Santa Catarina.
Por:? Jéssica Trombini – FAPESC