A Surf Evolution desenvolve equipamentos para condicionamento físico, inovando com produtos inspirados nos movimentos do surfe. A empresa, que tem sede em Palhoça, já recebeu apoio do governo, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e foi vencedora do Prêmio Inovação Catarinense. 

“Os equipamentos são voltados para surfistas, amantes do esporte e para qualquer pessoa que deseje melhorar o condicionamento físico, seu equilíbrio, propriocepção, perder peso e ter uma vida mais saudável, pois a Surf Evolution proporciona um método de treinamento funcional, baseado nos movimentos do surfe”, explicou o fundador e CEO da empresa, Francis França. 

A empresa surgiu em 2011, quando França estava na faculdade de Gestão de Negócios do Surf (Univali). “O curso era focado no mercado do surfe. Então tínhamos contato com a crescente situação deste mercado a nível global e acompanhamos também os holofotes voltados aos resultados dos surfistas brasileiros nos campeonatos mundiais. Com dados deste nicho que se mostrava promissor, resolvi pegar um cavalete rudimentar de madeira com elásticos, que eu treinava em casa, e apresentar na cadeira de Inovações do Surf, ministrada pelo professor Marcos Fantazzini Lima, que é falecido”, conta.    

Um colega gostou tanto da ideia que investiu R$ 30 mil para o desenvolvimento do primeiro protótipo. Professores e alunos também se envolveram no projeto e participaram do desenvolvimento do produto que resultou na Surf Evolution. 

Em 2014, a empresa participou do Sinapse da Inovação, um programa apoiado pela Fapesc que tinha o objetivo de transformar ideias em negócios. “O programa foi crucial para o início do negócio, pois com as consultorias por meio do SebraeTec e os recursos financeiros provindos deste programa, foi possível fechar uma parceria com o Departamento de Mecânica do Instituto Federal de SC, para o desenvolvimento do primeiro protótipo funcional da empresa”. 

Já em 2021, a Surf Evolution recebeu o Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer na Categoria Inovação em Produto: Equipamento.   

De acordo com França, a inovação está na forma diferente e exclusiva de treinamento voltado ao desenvolvimento do surfe e esportes com prancha. A empresa também conta com um sistema de videoaulas que orienta seus praticantes nas técnicas e condicionamento do esporte. 

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC

Maurício Frighetto | mauricio.frighetto@fapesc.sc.gov.br

Telefone: (48) 99932-4209