O Chefe da Delegação da União Europeia (UE) no Brasil, Embaixador João Gomes Cravinho iniciou sua missão em Florianópolis nesta-feira (25) com uma visita à FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Ele foi recepcionado por membros da diretoria e outros convidados, que explicaram algumas ações deste órgão do governo estadual.
Em julho de 2015, Cravinho foi indicado para o cargo atual após ter sido chefe de delegação da UE na Índia e ex-secretário de Estado de Portugal dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, entre outras funções.
Conduzido pelo presidente da FAPESC, Sergio Gargioni, e pelo diretor executivo do CELTA, Tony Chierighini, o embaixador esteve em duas empresas incubadas. Guillaume Barrault, da WaveTech, explicou um pouco sobre sua empresa de base tecnológica, especializada em engenharia de saúde auditiva. Entre outras coisas, a Wavetech construiu um aparelho auditivo com tecnologia nacional. Para desenvolver o aparelho, a empresa contou com recursos da ordem de R$ 600 mil do programa TECNOVA, que em Santa Catarina é executado pela FAPESC e FINEP.
Betina Ramos, diretora técnica da Nanovetores, mostrou alguns dos produtos desta empresa que já ganhou o Prêmio Stemmer e o II Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação. Ativos que permitem concentrar, por exemplo, cremes condicionadores para cabelos numa pequena embalagem com alta rentabilidade, impressionaram Concha Fernandez de La Puente, da Seção Politica, Econômica e de Comunicação da Delegação da União Europeia no Brasil. Ela acompanhou a visita desta manhã, mas a programação segue até dia 26 de fevereiro.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC