Publicado em 17/10/2023

Sensível aos efeitos da chuva que castiga Santa Catarina nas últimas semanas, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc) prorrogou o prazo para a submissão de propostas ao Edital de Chamada Pública 9/2023 – Inovação para a Transição Energética Justa (TEJ). As iniciativas serão recebidas até quinta-feira (26), por meio do site da Fundação.

:: NOVO! Acesse o canal da Fapesc no WhatsApp

Presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

A geração de energia elétrica a partir da exploração de carvão mineral tem um contexto social, econômico e ambiental muito relevante para o Estado, de acordo com o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto. “Assim, fomentar ações que tornem o ramo mais sustentável é uma iniciativa amparada pelo governador Jorginho Mello e pelas políticas públicas estadual e federal de Transição Energética Justa. O edital busca iniciativas que possam apoiar os ramos industriais da mineração, carboquímico, petroquímico, metalúrgico e de geração de energia”, afirmou Fábio.

Voltado para empresas catarinenses, o edital TEJ tem três linhas principais: desenvolvimento de produtos, serviços e processos com valor agregado usando resíduos industriais; recuperação ambiental de áreas degradadas e redução de emissão de gases de efeito estufa, além de buscar soluções para desafios sociais, ambientais e de governança (ESG).

Presidente da Fapesc detalha linhas do edital; ouça.

Para fazer a submissão, o proponente deve acessar o site editais.fapesc.sc.gov.br. Ao clicar no link para o Edital 9/2023, terá acesso ao formulário de inscrição e aos anexos de documentos e plano de trabalho, além do edital completo.

O encerramento do edital estava previsto para segunda-feira (9), mas um decreto estadual suspendeu os prazos dos atos administrativos entre segunda e quarta, sendo feriado na quinta-feira e ponto facultativo na sexta. Por isso, nessa segunda-feira (16) o prazo foi prorrogado por mais dez dias, até quinta-feira (26).

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Altair Magagnin Jr / altair.magagnin@fapesc.sc.gov.br