Egresso da Unesc representará Brasil em concurso mundial de inovação

O Brasil está na final da competição global Innovators Race, promovida pela Capgemini – empresa de consultoria e Tecnologia da Informação com sede na França, com uma dupla formada pelo egresso do curso de Ciência da Computação da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), de Criciúma/SC, Rodrigo Spillere e Augusto de Paula Junior (ambos fazem MBA Governança em Inovação Tecnológica com Sustentabilidade na USP). A disputa pelo prêmio ocorre nos dias 4 e 5 de abril, em Paris, quando a dupla brasileira e a que representa a Índia apresenta a solução desenvolvida para uma avaliação de uma banca de experts em inovação.
Os concorrentes do Innovators Race foram os seis países onde a Capgemini atua: Estados Unidos, Inglaterra, França, Netherlands (Holanda e Países Baixos), Índia e Brasil. Cada país tinha uma empresa associada e em cada empresa existia um problema que precisava ser resolvido. No Brasil a empresa foi a Natura e o problema a ser solucionado era como melhorar as vendas dos consultores sem prejudicar o modelo de negócios adotado.
O aplicativo desenvolvido pelo egresso da Unesc e por seu colega de MBA foi classificado para concorrer a representante do Brasil por meio de votação popular. Depois, uma banca com profissionais da Capgemini analisou todas as soluções desenvolvidas no país e, usando critérios de inovação e viabilidade do projeto, escolheu o aplicativo representar o Brasil na competição. Os projetos finalistas foram escolhidos através de uma votação pela internet.
A dupla vencedora recebe um prêmio de U$ 25 mil e duas semanas no laboratório de inovação da Capgemini em São Francisco, nos Estados Unidos.
bc27e483-3441-4290-b154-602c474b5c7f
O aplicativo
Spillere conta que para criar a solução, ele e de Paula se imaginaram no lugar do consumidor, que para adquirir os produtos da Natura precisam passar por um processo longo, fazendo com que, muitas vezes, o consumidor opte por comprar produtos de uso diário como sabonetes e desodorantes em lugares onde a compra possa ser feita direta.
“Criamos um aplicativo que conecta com a rede de consultores e mostra onde há o produto com pronta entrega mais próximo para o cliente. Na parte dos consultores, ele dá dicas de como manter um estoque que dá resultados baseados nas buscas de determinados produtos por região, e baseados em fatores regionais como o clima em determinada época do ano”, explica o egresso da Unesc. O aplicativo ainda cria automaticamente um programa de gerenciamento financeiro com indicadores baseados nos interesses e gostos dos clientes.
Spillere afirma que o sistema reduz impacto ambiental, ao fazer as consultoras se deslocarem menos e ao reduzir a impressão de catálogos de produtos; gera impacto social, ao ajuda a manter o emprego de 2 milhões de consultores e econômico, pois ajuda a aumentar a receita da empresa e das consultoras sem precisar aumentar o preço para o cliente final.
Formado em Ciência da Computação em 2008 na Unesc, Spillere é desenvolvedor de software livre desde 2003. Passou por corporações como Porsche do Brasil e abriu uma empresa chamada Jetworks, que foi vendida em 2012 para um grupo estrangeiro. Spillere atualmente desempenha o cargo de diretor de Tecnologia da Jetworks, que têm entre clientes nomes como Lojas Americanas, Marisa, Cacau Show, Dafiti, Catho e Cartão Elo.
Saiba mais sobre o aplicativo

Alunos concorrem em competição internacional de soluções tecnológicas


(Foto: USP Imagens)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support