Edital conjunto entre IFSC e FAPESC apoiará projetos de pesquisa

Em parceria com a Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), o IFSC  (Instituto Federal de Santa Catarina) lançou edital para projetos de pesquisa aplicada. As duas instituições irão dispôr R$ 200 mil (100 mil de cada instituição) para fomento de projetos de até R$ 10 mil. As inscrições, pelo site da Fapesc, vão até 16 de janeiro.
Para participar, o coordenador da pesquisa deve ser servidor do IFSC e integrar um grupo de pesquisa reconhecido pelo CNPq e pelo instituto — sem restrição de eixo de pesquisa. Os projetos passarão por avaliação, considerando uma série de quesitos, como importância da pesquisa para a comunidade, originalidade e coerência.
ifsc__grande

Segundo o pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto, Clodoaldo Machado, o edital busca captar projetos de impacto. Ele pontua que as pesquisas devem buscar soluções para problemas reais, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico de Santa Catarina. “Consideramos esta ação um grande avanço para o IFSC, na medida em que a cooperação com a FAPESC: cumpre com a missão do órgão estadual, que é o de induzir e fomentar a pesquisa científica, tecnológica e a inovação para o desenvolvimento de Santa Catarina; tanto quanto cumpre com as finalidades e características do IFSC, dentre elas a de realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico, além de promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias de acordo com as demandas da sociedade”, afirma.
Os recursos financeiros podem ser utilizados para o pagamento de bolsas de iniciação científica (alunos de graduação), itens de despesas correntes e de capital. O prazo de execução deve ser de 12 meses, com avaliação contínua.
Fonte:  Coordenadoria de Jornalismo do IFSC