Duas FAPs numa publicação em alemão e português

A FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) vai figurar ao lado da Audi AG (empresa automobilística alemã) numa publicação sobre o projeto AWARE (Applied Network on Automotive Research and Education), ligado ao Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha e ao Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão. A atuaçao da Fundação e seu envolvimento com o AWARE serão descritos num capítulo a ser assinado pelo presidente Sergio Gargioni e inserido numa coletânea de textos pela Editora da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Também integrarão o livro a Fundação Certi, a Airbus, o Senac, e a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná.
A FAPESC vai financiar parte do mestrado com dupla titulação (na Alemanha e no Brasil) para dois estudantes da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Eles serão selecionados entre os alunos de Engenharia Automotiva e Mecatrônica do campus Joinville, a fim de fazer a pós-graduação na Europa a partir de 2017.
“A cada aluno que vai, um vem”, destaca Anne-Sophie Lohmeier, coordenadora do projeto AWARE. Ela acertou detalhes para a concessão das duas bolsas num encontro ocorrido dia 4 de abril com o presidente da FAPESC, Sergio Gargioni, que integra o Conselho Consultivo do AWARE. Também participaram da reunião o diretor César Zucco e o vice-diretor do Centro da UFSC em Joinville, Prof. Maurício de Campos Parath. O último destacou que já vieram à universidade brasileira professores visitantes alemães, e está prevista uma visita com duração de um mês dos orientadores brasileiro à Alemanha, durante os mestrados que orientarão.
aware 5
Inspiração
A Fundação Araucária, com sede em Curitiba, foi a primeira do gênero a fechar parceria e assim bancar o mestrado com dupla titulação. A cooperação deu tão certo que será assinado o terceiro acordo em breve, permitindo a ida de mais alunos da UFPR. O objetivo é capacitá-los para atuar na indústria automotiva, mediante combinação de conhecimentos das Engenharias Elétrica e Mecânica, fora aspectos multidisciplinares.
“Na condição de presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), torcemos para que o êxito da cooperação internacional da FAPESC e da Fundação Araucária possa inspirar outros estados brasileiros”, disse Gargioni.
Em junho de 2016, ele foi à Alemanha participar do workshop Pesquisa e Educação e da inauguração do CARISSMA (Centro de Pesquisa Automotiva em Sistemas de Segurança Integrada e Áreas de Medição), além de conhecer laboratórios e setores de pesquisa de multinacionais.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support