Divulgados os 200 projetos que passam à ultima fase de seleção do Sinapse da Inovação SC

A FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina divulgou nesta quarta-feira, 10/02, a lista dos 200 projetos selecionados para a terceira fase do programa Sinapse da Inovação em Santa Catarina.
Confira a lista com os 200 projetos selecionados: www.sinapsedainovacao.com.br/sc.
Entre os 200 projetos que seguem para a última fase do processo, 55 correspondem à temática Tecnologia da Informação e Comunicação; 38 à Tecnologia Social; 27 à Gestão; 22 à Eletrônica. Outros 17 escolhidos estão relacionados à Biotecnologia, 16 à Mecatrônica, 11 à Química e Materiais, 9 à Design e 5 à Nanotecnologia.
sinapse op v segunda fase
Quanto à distribuição geográfica dos proponentes, 60 são da Grande Florianópolis, 44 da região Norte do estado, 32 do Vale do Itajaí, 25 do Oeste, 25 do Sul e 14 da região Serrana. No total, as ideais são provenientes de 31 municípios catarinenses. As cidades com maior número de projetos selecionados foram Florianópolis (50 projetos), Joinville (32) e Blumenau (20).
Em relação aos participantes aprovados para a terceira fase, 34% são pós-graduados, 25% estão cursando o ensino superior, 22% têm curso superior concluído e 13% estão cursando a pós-graduação. Também apresentaram projetos pessoas com formação técnica (3%) e nos níveis médio (2%) e fundamental (1%).
Dos 200 projetos selecionados para a fase final, 72 foram submetidos por estudantes, professores e pesquisadores vinculados a 18 instituições de ensino. As instituições com maior número de ideias na terceira fase são a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com 25 ideias, e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com 9.
Os autores dos 200 projetos selecionados deverão agora submeter um projeto de fomento na plataforma da FAPESC até o dia 29/02. A Equipe Sinapse da Inovação irá realizar, com o apoio de parceiros do programa, um evento presencial em cada uma das mesorregiões do estado para repassar as principais orientações para a próxima fase, bem como outras oportunidades adicionais de fomento e apoio técnico, conforme o cronograma.
 Ao fim da última fase, até 100 ideias serão contempladas e receberão R$ 60 mil em subvenção da FAPESC e outros benefícios de instituições parceiras do programa. Nesta edição, pela primeira vez, a FAPESC oferece ainda bolsas aos empreendedores. O resultado final será divulgado no dia 31/03.
Sobre o programa:
 
O Sinapse da Inovação foi concebido pela Fundação CERTI e apoiado pela FAPESC em 2008, com o objetivo de aumentar o investimento em inovação tecnológica no estado a partir da transformação de ideias inovadoras em negócios de sucesso. Desde a operação-piloto lançada em 2008, o programa já deu origem a quase 300 startups inovadoras e gerou mais de 1,2 mil empregos diretos e 94 patentes.

 
Fonte: Marcela Borges – Fundação CERTI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support