Publicado em 18/10/2023

Em uma iniciativa para estreitar laços, representantes da Finlândia no Brasil estão em Santa Catarina para discutir e fomentar ações de colaboração internacional. O foco está nas áreas tecnológica, educacional e de capacitação profissional. Também foram debatidas ações para o desenvolvimento do turismo de inverno e de tecnologias focadas em segurança e meio ambiente. A missão oficial começou na quarta-feira (18) e continua nesta quinta-feira (19).

:: NOVO! Acesse o canal da Fapesc no WhatsApp

A cônsul honorária Roseanne Fontana, do Consulado Honorário em Curitiba, a embaixadora Johanna Karanko, a conselheira do Consulado de São Paulo para Educação Superior e Ciência, Johanna Kivimäki – Foto: Altair Magagnin Jr

A delegação finlandesa, liderada pela embaixadora Johanna Karanko, pela conselheira do Consulado de São Paulo para Educação Superior e Ciência, Johanna Kivimäki, e pela cônsul honorária Roseanne Fontana, do Consulado Honorário em Curitiba, foi recepcionada em Santa Catarina pela vice-governadora Marilisa Boehm, pela manhã, na residência oficial. Também estiveram presentes representantes das secretarias de Articulação Internacional, Meio Ambiente e Economia Verde e Segurança Pública.

À tarde, a comitiva foi recebida na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc). Conforme o presidente Fábio Wagner Pinto, há uma série de pontos comuns entre a Finlândia e Santa Catarina. “Por exemplo, grandes empresas de fundição, empresas navais, empresas de proteína animal suína, como nós temos aqui no Estado. Muitos desafios que eles encaram lá, nós enfrentamos aqui também. Temos uma porta de cooperação tecnológica interessante, para receber tecnologia deles e enviar tecnologia desenvolvida em Santa Catarina para solucionar problemas que estão no dia a dia”, disse Fábio.

Ouça a declaração do presidente Fábio Pinto

A comitiva finlandesa também teve reuniões na Prefeitura de Florianópolis e na sede da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). O cronograma da delegação também prevê visitas, nesta sexta-feira (19), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), além do Sapiens Parque.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Altair Magagnin Jr / altair.magagnin@fapesc.sc.gov.br