Curso gratuito facilita apresentação de projetos à União Européia

24.09.2010

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Florianópolis (SMCTDES) oferece, nos dias 27 e 28 de setembro, o Curso de Elaboração de Projetos para o 7° Programa Quadro da Finep/União Européia. O evento acontecerá, em Florianópolis, das 8:30h às 12:30h e das 14:00h às 18:00h, no Centreventos Ministro Renato Archer, que fica no sexto andar do Celta, no Parque Tecnológico Alfa (Km 1 da Rodovia SC 401).

O curso, de 16 horas, será gratuito e voltado aos técnicos e acadêmicos das instituições envolvidas com projetos (preferencialmente servidores públicos da área). É resultado de uma parceria da SMCTDES com a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação, a União Européia, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O Programa FP7 teve início em 2007 e prevê investimentos de R$ 53 bilhões para financiar pesquisas em diversas áreas como Saúde, Energia, Trânsito, Meio ambiente, Tecnologia da Informação, Biotecnologia, entre outras.  Tem como objetivo a elaboração de projetos para editais nacionais e internacionais, capacitando técnicos e pesquisadores para concorrerem aos editais da Finep/MCT e da UE, aumentando as chances de os pesquisadores brasileiros receberem financiamento para a pesquisa.

No curso, os palestrantes abordarão conteúdos relativos à boa apresentação de projetos, ministrando aulas sobre os tipos de instrumentos para financiamento, critérios de avaliação, preenchimento de formulários e prestação de contas, além de demonstrarem os erros mais comuns nesta atividade e o jargão dos editais internacionais.

Inscrições pelo site www.pmf.sc.gov.br/entidades/smctdes, clicando no link “Inscrição Curso FINEP/UNIÃO EUROPÉIA”.

Informações adicionais pelos telefones: (48) 3251-6091 / (48) 3251-6092 / (48) 3251-6093 com Cynthia ou Thayze ou pelo e-mail: crda@pmf.sc.gov.br.