Publicada em 19/01/2024

Foto: Carol Costa, Fapesc

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está elaborando o novo Plano Nacional de Pós-Graduação com a participação da sociedade. As contribuições da consulta pública podem ser feitas até o dia 25 de janeiro na plataforma Participa + Brasil. 

O Plano de Pós-Graduação é um instrumento importante de planejamento das políticas públicas em prol das melhorias do sistema brasileiro de pós-graduação. Além disso, contribui para a formação de mestres, doutores e profissionais da Educação Básica e para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. 

O documento disponível à consulta pública dá acesso a um panorama da pós-graduação brasileira e abre espaço para sugestões em diversos itens da versão preliminar. As novas ideias serão analisadas e consolidadas na versão final em fevereiro e, após aprovação do Conselho Superior da Capes, o lançamento está previsto para março. 

Entre os desafios do novo plano, cinco pontos têm destaque: aumento do percentual de mestres e doutores; condições adequadas ao acesso, permanência e conclusão nos cursos; ampliação da diversidade e inclusão de estudantes; redução das diferenças de oferta da pós-graduação e melhorias das interações com o mundo do trabalho. 

Participe 

documento, que está aberto à consulta pública, traz o diagnóstico, eixos de atuação, diretrizes, objetivos e estratégias para o desenvolvimento da pós-graduação brasileira, no período de 2024 a 2028. 

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)    
Nanda Gobbi / nanda.gobbi@fapesc.sc.gov.br    
Telefone: (48) 98802-5794