Conselheiros parabenizam a FAPESC pela promoção da CTI no estado

O Conselho Superior da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) se reuniu no dia 14 de junho para ver os resultados alcançados pela Fundação e as novas ações criadas. Entre outros assuntos, foram abordados o Marco Legal de Ciência, Tecnologia, e Inovação e a posterior mudança na Lei Catarinense de CTI, que precisa ser atualizada, e a vinda do ministro de CTIC, Gilberto Kassab, a Florianópolis.
conselho junho 16
 
Um dos destaques da reunião foram as chamadas lançadas em parceria com quatro das maiores Instituições de Ensino Superior do estado, para apoiar o desenvolvimento dos grupos de pesquisa: UDESC, UFFS, ACAFE e IFC, apesar da crise nesta área. “Do ponto de vista financeiro, o setor de CTI está passando por uma crise nunca antes vista”, comenta o presidente da FAPESC, Sergio Gargioni. “É muito bom ver as equipes motivadas e trabalhando nos aspectos de inovação, e não deixar entrar num declínio. Eu sou otimista e acho que logo vamos sair dessa crise. Santa Catarina é um estado que tem pré-disposição à inovação, porque depende disso para se desenvolver”, disse Monika Hufenussler, do Conselho de Administração Duas Rodas Industrial.
Outros membros do Conselho também destacaram as ações da FAPESC, como Joviles Trevisol, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, representando as instituições federais no Conselho: “parabenizo o professor Gargioni pela inserção da FAPESC não somente na comunidade, mas também junto ao CONFAP [Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa]. O destaque do nome da FAPESC nos eventos apoiados em todo o estado mostra como a fundação está presente. Enquanto conselheiro e pró-reitor de universidade, reconheço o papel estratégico da FAPESC”.
DSC06342
Ao final, o Conselho decidiu que na próxima reunião, dentro de dois meses, serão apresentados os resultados da V Conferência Estadual de CTI, realizada no ano passado em oito cidades. Um documento de 200 páginas contém as impressões e perspectivas regionais sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, por parte de pesquisadores, empresários e agentes de governo. O presidente do Conselho, Carlos Chiodini, secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, encerrou a reunião convidando os membros para a inauguração do primeiro Centro de Inovação do estado, em Lages. O evento será no dia 24 de junho, no Órion Parque.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support