Publicada em 22/12/2023

Foto: Caroline Costa, Fapesc – Seis profissionais da área da pesquisa e da comunicação foram selecionados durante a Etapa Estadual da premiação

Os nomes dos cinco pesquisadores e do profissional de comunicação que representarão Santa Catarina na Etapa Nacional do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação – Professora Johanna Döbereiner – Edição 2023, foram divulgados pelo Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Os profissionais selecionados na Etapa Estadual foram inscritos por Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs).

O Prêmio Confap é uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que congrega as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) de todo o Brasil. A Etapa Estadual da premiação é organizada pela FAP de cada estado. Os selecionados em cada categoria representam seu estado na Etapa Nacional.

Esta é a terceira edição do Prêmio Confap de CTI, que tem como objetivo selecionar pesquisadores com trabalhos que contribuam para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) e profissionais da área de comunicação que atuem na divulgação da CTI.

Conheça os selecionados para representar Santa Catarina na final da terceira edição do Prêmio Confap:

Categoria Pesquisador Destaque

Pesquisador: Valdir Cechinel Filho

Instituição: Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Graduado em Química Orgânica, mestre e doutor em Química (todos pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC), Valdir Cechinel Filho é reitor da Univali, professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas e desenvolve projetos em colaboração com pesquisadores nacionais e internacionais.

Atua ainda como coordenador da Rede Iberoamericana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (Ribiofar) e da Rede Iberoamericana de Investigação em Câncer (Ribecancer), ambas apoiadas pelo Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Cechinel possui experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Química de Produtos Naturais e Química Medicinal, atuando principalmente nos temas: produtos naturais bioativos, síntese de moléculas de interesse biológico, avaliação da relação estrutura química-atividade biológica. Está na lista dos 10 mil cientistas mais importantes da América Latina. Em 2012 conquistou o primeiro lugar na categoria Protagonista de Inovação do Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, realizado pela Fapesc. Já em 2022, foi finalista na categoria Pesquisador Inovador. Em 2021, ficou em primeiro lugar na Etapa Estadual do Prêmio Confap de CTI, na categoria Pesquisador Inovador.

Pesquisadora: Regina de Fatima Peralta Muniz Moreira

Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Com graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado e doutorado em Química pela UFSC e pós-doutorado na Universidade de Porto, Regina de Fatima Peralta Muniz Moreira é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSC.

É membro de comitês científicos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Faz parte do comitê gestor do INCT Midas, um projeto dentro do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que tem como objetivo desenvolver a ciência aplicada de ponta nas áreas de química, engenharia, materiais e processos que gerem tecnologias ambientais de alto potencial aplicado para a valoração de resíduos e materiais renováveis.

A pesquisadora possui experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tratamentos e Aproveitamento de Rejeitos e aplicação de processos nanotecnológicos, atuando principalmente nos temas: tratamento de efluentes, adsorção, processos oxidativos avançados e catálise heterogênea

Subcategoria: Ciências Humanas

Pesquisador: José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra

Instituição: Instituto Ânima

Graduado em Economia pela Universidade Autônoma de Lisboa Luís de Camões, doutor em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade de Sophia e Universidade Nova da Bulgária, com pós-doutorados pela Universidade de Cambridge; Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo; Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), Portugal e pela Universidade de Guadalajara, Guerra é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

É professor e pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Ciências Ambientais da Unisul e do Mestrado em Engenharia Civil da Universidade São Judas Tadeu. Desenvolve pesquisas em parceria com instituições nacionais e internacionais.

Guerra é membro titular do “Think Tank” dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Movimento Nacional dos Objetivos do

Desenvolvimento Sustentável/Santa Catarina. Membro do Comitê Científico Nacional de Avaliação dos Projetos de Iniciação Científica do Ecossistema Ânima.

Categoria Pesquisador Inovador

Pesquisador: Oscar Rubem Klegues Montedo

Instituição: Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)

Montedo possui graduação em Química Industrial, em Engenharia Química e em Programa Especial de Formação Pedagógica pela Universidade do Sul de Santa Catarina. É mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos, doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSC e pós-doutor pela Friedrich-Alexander-Universitat-Erlangen-Nurnberg, da Alemanha, e pela UFSC.

Atua como professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais; professor de coordenador adjunto do Programa de Pós-graduação em Sistemas Produtivos e como docente do curso de Engenharia Química da Unesc. Na instituição, já foi pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; diretor de Pesquisa e Pós-graduação e gerente de Inovação. É conselheiro do Conselho Municipal de Inovação da Prefeitura Municipal de Criciúma.

Possui experiência na elaboração e execução de projetos de P&D+I nas áreas de Engenharia Química, com ênfase em processos químicos, controle de processos, qualidade e produtividade, e de Engenharia de Materiais, atuando principalmente nos temas: cerâmica avançada, materiais vitrocerâmicos e valorização de resíduos.

Pesquisador: Francisco Antonio dos Anjos

Instituição: Univali

O pesquisador é graduado em Geografia pela Univali, com especialização em Geografia e Meio Ambiente e em Turismo e Hotelaria na mesma universidade. Possui mestrado em Geografia (Desenvolvimento Regional e Urbano) e doutorado em Engenharia Planejamento e Gestão do Turismo (ambos pela UFSC) e pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista e na Universidade Politécnica da Catalunha – Barcelona/Espanha.

É professor e pesquisador Programa de de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Univali e já atuou como diretor Científico e diretor-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. Coordena pesquisas na área de Planejamento Urbano, Territorial e Turístico e lidera O Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão do Espaço Turístico da Univali.

Anjos já exerceu a função de Secretário Adjunto de Turismo, Cultura e Esporte do Estado de Santa Catarina e atualmente é subsecretário de Turismo de Florianópolis.

Categoria Profissional de Comunicação

Profissional: Cínthia Andruchak Freitas

Instituição: Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)

Graduada em Jornalismo e especialista em Estudos de Jornalismo (ambos pela UFSC), Cinthia atua há 15 anos na comunicação da Epagri, colaborando com a divulgação científica e incentivando o desenvolvimento sustentável dos meios rural e pesqueiro de Santa Catarina.

A jornalista produziu reportagens sobre os avanços da ciência na agricultura e seus impactos na vida dos brasileiros e desenvolveu produtos de comunicação com o objetivo de colaborar com a popularização da ciência, levando as soluções desenvolvidas pelas pesquisas agropecuárias da Epagri.

Cinthia foi responsável pela produção de cerca de 300 reportagens sobre pesquisa, inovação e tecnologias para a agricultura e a pecuária catarinense para a Revista Agropecuária Catarinense e é editora e jornalista responsável pelo Balanço Social da Epagri desde a primeira edição, publicada em 2009. A jornalista também trabalha desde 2019 na área de jornalismo on-line da Epagri e em redes sociais.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br

Telefone: (49) 98878-7828