CONFAP e Conselho Britânico abrem chamada para workshops de pesquisa

O CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) lançou chamada para a realização de workshops científicos entre pesquisadores do Brasil e do Reino Unido para estimular parcerias. Realizada com o Conselho Britânico por meio do Fundo Newton, a chamada está aberta até o dia 27 de junho em 12 estados brasileiros, incluindo Santa Catarina, por meio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). O edital global do programa pode ser consultado neste link.

Divulgação/British Council

Divulgação/British Council

Os workshops serão coordenados por pesquisadores seniores brasileiros reconhecidos nas mais diversas áreas: Agricultura, Clima e meio ambiente, Energia renovável e energia limpa, Educação, Saúde, entre outras. O pesquisador brasileiro que quiser coordenar um workshop deve ser ligado a uma universidade, instituição ou centro de pesquisa (públicos ou privados sem fins lucrativos). A proposta deve ser submetida em conjunto com um parceiro britânico, que virá ao Brasil para ministrar a oficina. O formulário de submissão pode ser acessado aqui.
Os pesquisadores selecionados deverão ministrar os workshops até 31 de março de 2017, com duração de 3 a 5 dias. Cada workshop terá apoio do Fundo Newton no valor de até £ 42 mil, com contrapartida financeira da FAP de seu estado.
A International Unit, instituição parceira do Conselho Britânico, auxilia as organizações brasileiras a encontrar instituições com interesses similares no Reino Unido para projetos do British Council financiados pelo Fundo Newton. Candidatos que quiserem mais informações sobre parcerias podem enviar um e-mail para newton@international.ac.uk, indicando o assunto “Researcher Links – Brazil call”.
Serão cobertas as despesas de viagem dos coordenadores selecionados e dos participantes dos workshops, que devem ser pesquisadores com até dez anos de experiência. As vagas serão limitadas pelas instituições, sendo os principais critérios de seleção dos participantes sua contribuição para a área de pesquisa, posição acadêmica, experiência e relevância.
No primeiro ano do Researcher Links no Brasil, em 2015, foram realizados 48 workshops apoiadas por 12 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, somando £ 750 mil. A FAPESC já teve dois projetos apoiados no programa, ambos da UFSC (Universidade Federal do Estado de Santa Catarina), nas áreas de Cuidados pós-natais e Energia Solar.
 
Fonte: Coordenadoria de Comunicação do CONFAP

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support