Publicado em 20/09/2023

A cidade de Chapecó está recebendo a quarta edição do Aproxima+SC, marcando o primeiro evento da agenda no Oeste Catarinense. O evento começou nesta quarta-feira (20) e continuará os trabalhos nesta quinta. O objetivo é estreitar laços e compreender as particularidades regionais, para direcionar recursos de maneira mais eficiente e potencializar o ecossistema catarinense de inovação. A programação está sendo realizada na Universidade Comunitária de Chapecó (Unochapecó) e no Pollen Parque Científico e Tecnológico, integrante da Rede Catarinense de Centros de Inovação. Também estão sendo feitas visitas a empresas.

:: NOVO! Acesse o canal da Fapesc no WhatsApp

“É sempre muito bom estar em Chapecó. A cidade é um símbolo de desenvolvimento pujante. Percebemos a perspectiva local sobre os desafios do Estado. Nosso objetivo é aproximar os órgãos de governo, instituições acadêmicas e a sociedade, identificando o potencial de soluções e melhorando a nossa performance de desenvolvimento”, ressaltou o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto.

Foto: Divulgação/Fapesc

O reitor da Unochapecó, Claudio Alcides Jacoski, destacou a importância da proximidade com instituições de fomento. “A Unochapecó, apesar da distância de Florianópolis, tem uma força singular e um compromisso com a inovação. A presença da Fapesc aqui reforça essa parceria, ajudando a entregar soluções públicas de qualidade, característica marcante das instituições comunitárias,” destacou Jacoski.

Saiba mais na reportagem em áudio

O evento também é uma vitrine para inovações locais. Um dos destaques foi a apresentação da empresa 3D Industrial, fundada em 2016, em Chapecó. Inicialmente voltada para soluções em automação nas indústrias alimentícias, a companhia recentemente embarcou em uma nova jornada. “Em 2021, encaramos o desafio das cidades inteligentes. Hoje, temos um case de sucesso em Chapecó com nossas lixeiras subterrâneas. A procura tem crescido, com interesse de municípios em diversos Estados como São Paulo e Rio de Janeiro”, afirmou o sócio da 3D Industrial, Diego Alves da Luz.

Demonstração na empresa 3D Industrial Foto: Milena Nandi/Fapesc

Roteiro em todo o Estado

O Aproxima+SC percorre 14 municípios catarinenses e já passou por Rio do Sul, no Vale do Itajaí; Caçador, no Meio Oeste; e Joinville, no Norte do Estado. Nos próximos meses, outras cidades receberão o evento: Joaçaba, no Oeste; Mafra e Jaraguá do Sul, no Norte; Criciúma e Orleans, no Sul; Lages, na Serra; Itajaí, Brusque e Blumenau, no Vale do Itajaí; e Florianópolis.

A realização é da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina (SCTI), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e Plataforma On, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores (Fampesc) e Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI).

Reunião no centro de inovação Pollen Foto: Milena Nandi/Fapesc

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Altair Magagnin Jr / altair.magagnin@fapesc.sc.gov.br / Telefone: (48) 98802-5794
Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br / Telefone: (49) 98878-7828