Santa Catarina concorre com profissional da área de pesquisa (Foto: Arquivo/Fapesc)

Os nomes dos vencedores do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação – Professora Johanna Döbereiner – Edição 2023, serão revelados nesta quarta-feira, 13, e Santa Catarina está no páreo. O estado está representado na categoria Pesquisador Destaque com Regina de Fatima Peralta Muniz Moreira, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na subcategoria Ciências Exatas. A entrega da honraria ocorrerá durante o 63º Fórum Nacional Consecti & Confap, em Brasília.

Com graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado e doutorado em Química pela UFSC e pós-doutorado na Universidade de Porto, Regina é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSC. Possui experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tratamentos e Aproveitamento de Rejeitos e aplicação de processos nanotecnológicos, atuando principalmente nos temas: tratamento de efluentes, adsorção, processos oxidativos avançados e catálise heterogênea.

O prêmio realizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) tem como objetivo selecionar pesquisadores com trabalhos que contribuam para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) e profissionais da área de comunicação que atuem na divulgação da CTI.

A solenidade de entrega será acompanhada pela diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Tratsk e pelo assessor de Planejamento e Programas Estratégicos da Fapesc, Marcos Oliveira. Para Valeska, a premiação é um reconhecimento importante para o trabalho realizado pelo ecossistema e celebra o trabalho e a dedicação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento de seus estados.

O evento ocorrerá às 19h30 e será transmitido pelo canal da Confap no Youtube.

O 63º Fórum Nacional Consecti & Confap é realizado pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (Fapdf). O evento reunirá secretários estaduais de CTI, presidentes e equipes técnicas das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs).

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br