Com início em Rio do Sul e Caçador, Aproxima+SC percorre todas as regiões catarinenses

Publicado em 15/08/2023

Reunião de apresentação do Aproxima+SC aos reitores da Acafe, na Fapesc (Foto: Mayara Cardoso/Unesc)

Para aproximar e conectar ainda mais os atores do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) de todas as regiões catarinenses, começa esta semana o evento Aproxima+SC, que vai percorrer 13 cidades do estado. O primeiro encontro será realizado nesta quarta-feira, dia 16, no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), em Rio do Sul, no Vale do Itajaí. Já no dia seguinte, 17, será a vez da Universidade Alto Vale do Rio Peixe (Uniarp) receber o evento.

Para o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, o Aproxima+SC é uma oportunidade de conectar a fundação aos catarinenses, divulgando os projetos e editais em andamento, os planos para o segundo semestre e, principalmente, conhecer as demandas regionais de pesquisadores, empresários e empreendedores para definir projetos futuros.

“Queremos a Fapesc cada vez mais próxima dos catarinenses. Por isso, o principal objetivo do evento Aproxima+SC é ouvir as demandas das regiões. Precisamos conhecer as necessidades das pessoas e saber o que estão produzindo. Com certeza há excelentes tendências tecnológicas sendo produzidas no Estado. Desta forma, poderemos destinar recursos de uma forma mais organizada e racional, atendendo da melhor forma possível o catarinense”, afirma o presidente da Fapesc.

Aproxima+SC nas cinco regiões do estado

Depois de Rio do Sul, o evento vai ocorrer em outras 12 cidades catarinenses: Caçador, Chapecó e Joaçaba, no Oeste; Joinville e Jaraguá do Sul, no Norte; Criciúma e Orleans, no Sul; Lages, na Serra; Itajaí, Brusque e Blumenau, no Vale do Itajaí; e Florianópolis.

“Uma das missões da tecnologia e da inovação é conectar pessoas. A aproximação com todos os setores do ecossistema, através deste projeto, é fundamental para que ocorram trocas produtivas entre os setores e governo. Assim, vamos colocar em prática ações visando a nova economia, a valorização de talentos e o desenvolvimento do Estado”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.

O Aproxima+SC é uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina (SCTI), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e Plataforma On.

O evento conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores (Fampesc) e Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI).