Com apoio da Fapesc, professores lançam e-books gratuitos para gestores de cervejarias e de hostels 

O projeto de pesquisa “Desenvolvimento do Turismo Cervejeiro na Grande Florianópolis: adaptação dos indicadores do Tourqual para a melhoria dos serviços de visitação nas cervejarias da região”, do Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis-Continente, resultou em dois livros digitais (e-books) que estão disponíveis gratuitamente. O projeto tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).  
 
O e-book Transformando cervejarias em produtos turísticos tem o objetivo de fornecer um guia para proprietários de cervejarias sobre como tornar seus estabelecimentos em locais atrativos para visitantes. “É um guia rápido e básico que vai dar ao cervejeiro orientação de por onde começar”, define o professor Tiago Savi Mondo, que coordenou o projeto de pesquisa e a produção dessa publicação. Para isso, são apontadas algumas necessidades de mudanças estruturais, de processos e de cultura. 
 
“É um novo negócio. Quando a gente oferece um serviço [visitação], é uma lógica diferente de um produto [cerveja]”, comenta Tiago. Um serviço é “intangível, perecível, heterogêneo e simultâneo”, conforme escreveu o professor no e-book e, por isso, a cervejaria precisa ter uma visão diferente de produção, gestão e mercado para tornar-se um local de visitação. De acordo com o professor, existem cerca de 20 cervejarias na Grande Florianópolis e nenhuma mantém um programa permanente de visitação para turistas. 
 
A publicação Receitas para harmonizar cerveja artesanal foi produzida por Tiago e pelo também professor do câmpus Tanes Kfouri, com colaboração dos estudantes Carlos Mateus de Oliveira Pires, Inaeh Espíndola Zanatta, Rafaela Barreto Sandrini, Richard Maske de Macedo e Solivan Alisson dos Santos, todos do curso superior de tecnologia em Gastronomia. São 10 receitas de pratos que harmonizam (combinam) com igual número de tipos de cerveja: American Pale Ale (APA), Black Indian Pale Ale (IPA), Blonde Ale, Brown Ale, Brown Porter, Catharina Sour, IPA, Pilsen, Red Ale e Stout. “Esse e-book tem como público-alvo quem gosta de cozinhar e quer conhecer mais sobre cerveja”, explica Tiago. 
 
O projeto “Desenvolvimento do Turismo Cervejeiro na Grande Florianópolis” foi executado entre 2021 e 2023 teve apoio financeiro do IFSC e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Segundo Tiago, a ideia de criar os e-books derivados do projeto foi aproximar a produção acadêmica do público em geral, especialmente os proprietários de cervejarias, com uma linguagem mais acessível. “Às vezes o formato de um artigo científico não é instigante para um gestor de cervejaria, de restaurante ou de hotel, e o conhecimento que a gente gera não chega a eles. A ideia do e-book é usar uma linguagem mais simples e enxuta”, afirma. 
 
Sustentabilidade em hostels 
 
Junto com as duas publicações resultantes do projeto “Desenvolvimento do Turismo Cervejeiro na Grande Florianópolis”, foi lançado o e-book Hostels sustentáveis: um guia para a implementação de ações sustentáveis em hostels, também com título autoexplicativo. Essa obra é resultado de uma dissertação de mestrado que Tiago Savi Mondo orientou no mestrado em Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro, e tem a também professora Kettrin Farias Bem Maracajá e a estudante Clara Vieira Ventura como coautoras. 
 
O e-book é voltado para gestores de hostels (tipo de hospedagem com quartos compartilhados, também chamados de “albergues”), mas algumas das iniciativas podem também ser implantadas em hotéis. 

Com informações do IFSC  

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support