Edição 2026 do evento será realizada em Santa Catarina. (Foto: Andrea Romero/IAI)
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) participou da Conferência de Liderança do Programa de Fellows em Ciência, Tecnologia e Políticas (STeP) do Instituto Interamericano para a Pesquisa das Mudanças Globais (IAI), realizada em Antigua, Guatemala entre 22 e 24 de abril de 2024. O evento reuniu representantes de agências de governos, academia e organismos internacionais das áreas de pesquisa e inovação de 11 países das Américas. A discussão abordou os desafios e oportunidades em áreas como assessoria científica, tomadas de decisão para geração de políticas públicas mais sustentáveis, bem como exercícios práticos de negociações internacionais no contexto da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).
Em harmonia com a apresentação sobre o “Currículo de Diplomacia Científica” do Centro de Diplomacia Científica do IAI, Marcella Ohira, vice-diretora Executiva e diretora de Capacitação do IAI, menciona a importância de fortalecer capacidades professionais e institucionais em diplomacia científica. Neste contexto, a Fundação apresentou sua missão e ações de contribuição aos desafios da Agenda 2030. No intuito de fortalecer a cooperação técnica entre os países membros do IAI engajados no seu Science Diplomacy Center, o congresso reuniu grupos de especialistas e tomadores de decisão dedicados a fomentar projetos e programas em Ciência, Tecnologia e Políticas (CTP) e Diplomacia.
Para o presidente da Fundação, Fabio Wagner Pinto, “o desenvolvimento de projetos e programas transdisciplinares entre as Américas viabilizarão a melhoria e elaboração de políticas públicas e massa crítica para alavancar os desafios da Década Internacional das Ciências para o Desenvolvimento Sustentável, da qual o Brasil é signatário e poderá contar com o ecossistema de inovação de Santa Catarina para potencializar os resultados.” O assessor da Fapesc, Marcos Oliveira, representando o presidente no evento, ressaltou o interesse do estado nos temas destacados como instrumentos para a tomada de decisão informada e para o desenvolvimento sustentável transcontinental.
Alinhada à temática do encontro, Consenso e Inclusão para uma Tomada de Decisão Informada, a Fapesc divulgou os editais e programas multilaterais de pesquisa e inovação em parceria com o IAI em 2024. A primeira edição do edital Transdisciplinary Workshop (TD Workshop) pretende promover a cooperação e o desenvolvimento de soluções para as florestas tropicais nas Américas a partir dos desafios dos biomas catarinenses. Já o “Fapesc-IAI STeP Fellowship Program” é uma chamada inédita no Brasil que formará os futuros assessores científicos para tomadores de decisão de alto nível nas competências da bioeconomia.
Marcela Ohira, do IAI, explica “este programa é único na América Latina e no Caribe, oferecendo conhecimento científico para agencias do governo, indústria e sociedade civil. Com o objetivo de promover políticas e programas mais efetivos baseados em evidência e conhecimento científico, o STeP capacita profissionais de alto nível acadêmico e científico com experiência prática profissional no desenho e implementação de políticas públicas e nos processos de tomada de decisão. Além de contribuir para o desenvolvimento de soluções para temas complexos relacionados as mudanças ambientais globais, que se beneficiam do conhecimento científico e dos avanços tecnológicos.”
Finalizando sua participação na conferência, a Fundação reforçou o seu compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico das Américas confirmado que a Fapesc será a instituição âncora da edição de 2026 do STeP Fellowship Program na cidade de Florianópolis. Demonstrando seu interesse em contribuir de forma ativa ao desenvolvimento da assessoria e da diplomacia científica entre os países engajados no Science Diplomacy Center do IAI, a Fundação lançará novas iniciativas e editais cocriados com o IAI em 2024, 2025 e 2026, frente as adaptações globais e locais aos desafios ambientais, sociais e econômicos.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Gabriella Servi / gabriella.servi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 98802-5794