Cinco FAPs realizam evento comemorativo aos 100 anos da ABC

Em 2016, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) comemora seu Centenário, um marco histórico da ciência brasileira, que será celebrado na Reunião Magna da entidade, no Rio de Janeiro, entre os dias 4 a 6 de maio de 2016. Antecipando a Reunião Magna, que irá discutir em uma das suas sessões a “Segurança Alimentar Sustentável”, será realizado em Goiânia, nos dias 18 e 19 de abril de 2016, uma Reunião especialmente dedicada aos avanços da pesquisa brasileira no campo da agricultura, frente aos desafios da produção de alimentos atendendo ao Acordo de Paris – COP 21. O evento alia o reconhecimento da relevância do papel do Centro-Oeste brasileiro para o enfrentamento do desafio da segurança alimentar global com sustentabilidade. O presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Sergio Gargioni prestigiará o evento, na condição de presidente do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa).

 

Cartaz-100 anos abc
A iniciativa é da Vice-presidência Minas Centro-Oeste da ABC e conta com a correalização das Fundações de Amparo à Pesquisa de Goiás (FAPEG), Distrito Federal (FAPDF), Mato Grosso (FAPEMAT), Mato Grosso do Sul (FUNDECT) e Minas Gerais (FAPEMIG), além do apoio do do Governo de Goiás e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).
Com tema geral tema A Pesquisa na Agricultura: implicações para a sustentabilidade e a segurança alimentar global, o evento terá apresentações e debates sobre contribuição da pesquisa científica e tecnológica que colocou o Brasil na condição atual de grande produtor de alimentos e de fibras. Estes estudos são e serão ainda mais determinantes para fazer frente aos desafios da sustentabilidade na era pós o Acordo de Paris – COP 21 e continuar contribuindo decisivamente para a segurança alimentar global.
Com abordagens críticas sobre o presente e o futuro da pesquisa serão discutidas questões estratégicas para o setor. Serão destacados, ainda, os gargalos da agricultura brasileira e o papel da pesquisa científica, tecnológica, e de inovação nas áreas da produção de grãos, produção animal e da genética e no melhoramento de animais e plantas.
Carta de Goiânia
Ao final do evento, será entregue à sociedade a “Carta de Goiânia: ciência, produção de alimentos e cidadania”, por uma plataforma científica e tecnológica como base do desenvolvimento social e econômico do Brasil – A contribuição do Centro-Oeste. Nela serão delineados os principais avanços e desafios do setor, que nortearão os próximos passos no desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação para a produção de alimentos sustentáveis e acesso à cidadania.
Desde o início do ano, foram realizadas reuniões com agentes envolvidos diretamente no setor, de modo a coletar as contribuições na construção do documento. E, agora, a Carta de Goiânia está sendo disponibilizada para consulta pública on-line, de maneira a receber contribuições para sua consolidação.
As contribuições poderão ser encaminhadas para o e-mail cartadegoiania@gmail.com até o dia 14 de abril.
Carta de Goiânia: ciência, produção de alimentos e cidadania.
Anexos da Carta de Goiânia: Ciência, produção de alimentos e cidadania.
Parceiros
O evento em comemoração ao centenário da Academia Brasileira de Ciência (ABC) é realizado pela Vice-presidência Minas Centro-Oeste da ABC e correalizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (Fapdf), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). Além disso, o evento é organizado pela Fapeg, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Instituto Federal Goiano (IF Goiano).
Conta, ainda, com o apoio das seguintes instituições: Governo do Estado de Goiás; Superintendência Executiva de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Supex/SED); Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás); Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa); Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA-GO/Mapa); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Banco do Brasil; Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg); Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária em Goiás (Fundepec Goiás); Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO); Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-GO); Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – regional Goiás (SBPC-GO); Fórum do Futuro; Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Saiba mais sobre o evento:
Programação evento ABC
Centenário da ABC: Projeto de Apoio ao Centenário da ABC

Centenário da ABC: Acadêmicos realizam eventos-satélite pelo Brasil no ano do centenário da ABC
Acompanhe outras notícias relacionadas ao evento

Fonte: Assessoria de comunicação da FAPEG

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support