A preservação de nascentes e a produção de água potável foi abordada dia 7 de julho, durante o lançamento do V Seminário Regional da Água com o tema “Água: Proteção de nascentes em Água Doce (SC) – promovendo cultura ambiental, criando políticas públicas”. O painel ficou por conta dos engenheiros agrônomos Jociel da Rosa Surdi, da EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e Enio Mario Mendes, do Sindicato Rural de Água Doce (na foto, ao microfone).

Também na sexta-feira, os professores da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) Izabella Barison Matos e Paulo Roberto Barbato apresentaram a cartilha instrucional intitulada Práticas coletivas de educação ambiental: experiências no IV Seminário Regional da Água, em 2016.
A segunda etapa do evento será dia 22 de setembro, no mesmo município do meio oeste catarinense. Em conjunto com os participantes, os organizadores vão elaborar projeto de lei de Pagamento por Serviços Ambientais, a ser submetido ao Executivo e Legislativo municipal de Água Doce. A programação contempla relato da experiência exitosa de Camboriú e representação da Agência Nacional de Águas, que subsidiarão a elaboração da proposta de criação de lei municipal de pagamento por serviços ambientais. O resultado esperado é a potencialização da difusão regional de práticas ambientais inovadoras, com envolvimento da sociedade, executivo, legislativo e do judiciário. Ambas as etapas tiveram apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS.

Histórico

O município de Água Doce apresenta muitas fontes e nascentes nas propriedades rurais, que abastecem riachos e rios, tornando-se um importante fornecedor de água para a região Oeste e Meio Oeste. A partir dessa configuração hidrográfica – considerando-se que o tema da água extrapola as fronteiras de um único município – e, também, da consciência da necessidade de ampliar iniciativas de educação ambiental, foi criado o I Seminário Regional da Água, em 2013.

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Água Doce, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, o Sindicato Rural de Água Doce, as escolas públicas, o Comitê das Bacias do Rio do Peixe e Comitê Bacia do Rio Jacutinga e a Universidade do Oeste de Santa Catarina foi realizado o I Seminário Regional da Água, com o tema “Água: desafios para a preservação” e tratou de águas superficiais, uso, manejo e legislação, gestão integrada da água superficial e subterrânea, contou com 190 participantes.

No ano seguinte, em 2014, com a presença de 50 pessoas, o IIº Seminário Regional da Água abordou a “Melhoria da qualidade da água”. Em 2015, o IIIº Seminário Regional da Água trouxe discussões sobre “Inovação para a Sustentabilidade” e – como palestrante – o Presidente da Itaipu Binacional, Sr. Jorge Miguel Samek, que falou sobre o projeto Cultivando Água Boa: o caso de Itaipu Binacional. Na ocasião, também foram abordados os temas: Água para consumo humano: panorama atual e desafios à universalização e sustentabilidade; Proteção de nascentes e uso sustentável da água; Plano de Segurança da Água: o caso SIMAE, reunindo cerca de 200 pessoas.Seu formato até 2015 foi tradicional: palestras acerca do tema, seguidas de discussão.
A partir do IV Seminário Regional da Água, em 2016, adotou-se um formato mais propositivo e incentivador de ações protagonistas dos diferentes segmentos sociais envolvidos. Contou com 232 participantes e cerca de 1.000 estudantes da educação básica visitando os trabalhos expostos, alusivos à proteção de nascentes.  Metodologicamente, foi realizado em duas etapas: em 08 de julho, no Dia Municipal da Água, foi abordado o tema água: situação mundial desse bem natural e as boas práticas de conservação e a instrumentalização de como fazer proteção de nascentes. Seguiu-se a divisão do público presente em três grandes grupos, que tiveram a tarefa de discutir e propor a realização de ação necessária no seu espaço.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC