Aproxima+SC alinha fomento para a pesquisa e inovação às demandas regionais

Publicada em 26/10/2023

Reforçando o propósito de estreitar laços entre o governo do Estado, empreendedores e instituições acadêmicas, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) promoveu, nesta quinta-feira (26), a edição do Aproxima+SC em Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense. A iniciativa pretende fortalecer a troca de experiências na área de ciência, tecnologia e inovação, além de alinhar os editais de fomento da fundação às demandas regionais.

:: NOVO! Acesse o canal da Fapesc no WhatsApp

Presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, faz palestra no Polo Inovale – Foto: Milena Nandi/Fapesc

Na quinta edição do evento estadual, o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, reforçou a importância da série de encontros para potencializar as oportunidades de parceria. “Estamos realizando este ciclo de eventos nas universidades do Sistema Acafe, nos Centros de Inovação e também estamos conversando com os empreendedores, mostrando que existem várias fontes de fomento e programas muito grandes que nós estamos lançando”, disse o presidente.

Ouça a declaração do presidente da Fapesc

A abertura dos trabalhos e a realização das primeiras palestras, incluindo o presidente Fábio e a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valesca Tratsk, ocorreram no Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe (Inovale), em Joaçaba.

Ainda pela manhã, a comitiva se deslocou para Luzerna, onde visitou a Odeme Dental Research. A empresa desenvolve produtos inovadores para testar e certificar materiais odontológicos. A Odeme tem fortes ligações com a Fapesc, tendo sido contemplada em editais de fomento, entre eles os programas Tecnova I e II. Em 2012, venceu uma das categorias do Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, organizado pela fundação.

“A Fapesc sempre acreditou no potencial da nossa empresa e sempre incentivou para que desenvolvêssemos novas tecnologias. Hoje pudemos mostrar os nossos resultados, como foi investido o recurso aplicado pela Fapesc, e como isso está fazendo a diferença para os nossos clientes e para o público em geral”, afirmou o fundador e CEO, Rafael Patzlaff.

Visita a Odeme, em Luzerna – Foto: Milena Nandi/Fapesc

À tarde, de volta ao Inovale, foram realizadas apresentações sobre o polo, sobre os Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e suas pesquisas e iniciativas. Entre elas, o projeto de descaracterização de mercadorias apreendidas pela Receita Federal, realizado pela Unoesc com apoio da Fapesc. Itens como maços de cigarro, garrafas de vinho e whisky são transformados em álcool gel, vinagre, cosmético, sabonete, compostagem e argamassa. A transformação, embalagem e distribuição é realizada por alunos de diversos cursos da universidade.

De acordo com o reitor da Unoesc, Ricardo Antonio De Marco, a realização de eventos como o Aproxima+SC estreita os laços entre as instituições acadêmicas e os órgãos governamentais. “Nós temos inúmeros programas e projetos que se beneficiam de fomento e, ao mesmo tempo, temos muitas propostas de parcerias a serem feitas com o governo do Estado, por meio da Fapesc, entendendo a importância do apoio à pesquisa”, disse o reitor.

O Aproxima+SC é uma realização da Fapesc em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SCTI), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e Plataforma On. Conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), Instituto Euvaldo Lodi (IEL-SC), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Associações Empresariais (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores (Fampesc) e Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI).

O projeto vai percorrer 14 municípios e já passou por Rio do Sul, no Vale do Itajaí; Caçador, no Meio-Oeste; Joinville, no Norte; e Chapecó, no Oeste. Nos próximos meses, outras cidades receberão o evento: Mafra e Jaraguá do Sul, no Norte; Itajaí, Brusque e Blumenau, no Vale do Itajaí; Criciúma e Orleans, no Sul; Lages, na Serra; e Florianópolis.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Altair Magagnin Jr / Milena Nandi / comunicacao@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 98802-5794

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support