Aprovado acordo de cooperação na educação entre Brasil e Áustria

O Plenário do Senado aprovou na terça-feira (6) o Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 8/2017, que ratifica o Acordo-Quadro de Cooperação nos Domínios da Educação e da Educação Superior entre o Brasil e a Áustria, assinado em Brasília em março de 2013. O compromisso principal estabelecido no acordo é o estímulo às relações entre os dois países, para o desenvolvimento do ensino em todos os seus níveis e modalidades.
Pelo texto aprovado, que irá à promulgação, os países deverão cooperar diretamente nos campos do ensino e pesquisa entre suas universidades e instituições científicas, realizando estudos no território da outra parte. Estão previstos no documento realização de contatos, cooperação e intercâmbio de estudantes, docentes e pesquisadores; produção de eventos conjuntos; e a colaboração entre instituições de ensino superior de cada país no âmbito dos programas de cooperação educacional e de pesquisa da União Europeia.

O tratado prevê ainda que a revalidação de diplomas estará vinculada às respectivas legislações nacionais. O texto determina que em seu território soberano, cada país protegerá os direitos de propriedade intelectual do outro signatário. A vigência do acordo é de cinco anos, podendo ser prorrogada por um mesmo período adicional, salvo se um país informar ao outro, por escrito e por via diplomática, que não há interesse na prorrogação. Essa comunicação deverá ser feita com seis meses de antecedência da data de renovação. A mesma forma poderá ser utilizada para denunciar o acordo, durante o período adicional de cinco anos.

Fonte e foto: Agência Senado

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support