Após mais de 10 anos, Santa Catarina sedia final nacional de maratona de programação

O Estado vai receber nos dias 19, 20 e 21 de outubro, a 28ª Final Brasileira da Maratona SBC de Programação, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação. Chapecó será o palco da última etapa da competição, que contará com as 65 melhores equipes do Brasil, formada por 195 competidores, 65 professores e 20 organizadores. O retorno da final a Santa Catarina se dá após 13 anos. Joinville recebeu a última fase da Maratona em 2010. A final do evento tem o apoio institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

:: NOVO! Acesse o canal da Fapesc no WhatsApp

Foto: Divulgação

O diretor da final da Maratona, professor Tiago Zonta, explica que o evento é promovido desde 1996 e nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do International Collegiate Programming Contest (em português Competição Internacional de Programação para Universitários), e é parte da regional sul-americana do concurso. “A Maratona é a maior competição da área da Computação do mundo: são aproximadamente 800 times, de 200 universidades, gerando o envolvimento de aproximadamente três mil pessoas. A vinda da final para o Oeste catarinense coroa o momento vivido na região, com destaque em ações ligadas ao empreendedorismo, inovação e tecnologia”, afirma Zonta.

final da Maratona SBC em Santa Catarina é organizada pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), com o apoio institucional da Fapesc e apoio do Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), vinculado à Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), do Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da Associação Empresarial de Chapecó (Acic), da Universidade Comunitária de Chapecó (Unochapecó), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Prefeitura de Chapecó.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
comunicacao@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 98802-5794