Publicado em 14/09/2023

A proposta de ensinar crianças sobre o uso responsável do dinheiro se tornou um aplicativo inovador em Santa Catarina. A ponte entre a ideia e o negócio foi construída por meio do Programa Nascer, que está com inscrições abertas até 24 de setembro. Serão selecionadas mais de 400 propostas, distribuídas em 15 cidades. Esta é a quarta edição do projeto, que fornece ferramentas para tirar produtos e serviços do papel.

Equipe do Educoin Tech, de Xanxerê – Foto: Divulgação

Co-fundadora do Educoin Tech, Jhenifer dos Santos afirmou que a jornada da startup no Nascer revolucionou o projeto. Primeiro lugar na turma de Xanxerê, a iniciativa recebeu R$ 20 mil. “Mais do que a premiação, o programa ofereceu uma imersão, conhecemos mentores incríveis, que nos auxiliaram durante todo o processo, além de todas as conexões ao longo do período. A metodologia apresentada foi fundamental para entendermos o nosso DNA e ajudou a ter uma visão mais clara do negócio”, disse Jhenifer. (Ouça)

Com jogos interativos e desafios de soma, o aplicativo busca ser instrutivo e ao mesmo tempo divertido. Além dos conteúdos disponíveis, os pais ou responsáveis podem sugerir às crianças tarefas diárias, que se transformam em recompensas virtuais, integrando a educação financeira com os valores do cotidiano.

O Nascer é realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e pelo Sebrae Santa Catarina. “Participar do Programa Nascer foi uma das melhores experiências e aprendizados que poderíamos ter para o nosso negócio, foi um verdadeiro divisor de águas. Recomendo”, completou Jhenifer.

Jhenifer dos Santos – Foto: Divulgação

A quarta edição selecionará até 405 propostas, divididas em 16 turmas, sendo 15 híbridas e uma 100% online. Os encontros serão realizados nos polos de Araranguá, Blumenau, Brusque, Chapecó, Concórdia, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Rio do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê, além da turma virtual.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Altair Magagnin Jr | altair.magagnin@fapesc.sc.gov.br