Aplicativo colaborativo utiliza Inteligência Artificial para identificar fungos da América do Sul

Publicado em 31/08/2023

Um aplicativo colaborativo voltado ao estudo, conservação e reconhecimento de espécies de macrofungos da América do Sul foi desenvolvido por pesquisadores de Santa Catarina com base na Inteligência Artificial. O projeto do grupo MIND.Funga, coordenado pelo Laboratório de Micologia (Micolab), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Equipe em trabalho de campo – Foto: Divulgação/Fapesc

Para documentar a diversidade destes organismos, os registros científicos também podem ser realizados por meio de fotografias. Para isso, o app desenvolvido pelos pesquisadores catarinenses, em parceria com a equipe do Laboratório Lapix da UFSC, emprega uma técnica de Inteligência Artificial capaz de fazer um reconhecimento visual.

“Os fungos são essenciais para a vida em nosso planeta. Mesmo que nem sempre notemos, eles são parte importante do nosso cotidiano. No entanto, mais de 90% das espécies são desconhecidas pela ciência, e sabemos que muitas podem estar ameaçadas de extinção”, destaca o coordenador do projeto, Elisandro Ricardo Drechsler-Santos.

Equipe em trabalho de campo – Foto: Divulgação/Fapesc

Além de utilizados na fabricação de medicamentos e na alimentação, como queijos, pães, vinhos e cervejas, os fungos estão envolvidos em processos-chave nos ecossistemas naturais. Eles são os principais decompositores da matéria orgânica e, depois dos insetos, é o grupo mais diverso de organismos do planeta.

Como funciona o MIND.Funga App

Quem quiser participar, coletando fotos e contribuindo para o acervo de imagens, pode ainda se especializar com as dicas do e-book gratuito Protocolo de Captura de Imagens de Macrofungos. O guia oferece orientações básicas, desde a preparação do cenário, ângulos que devem ser fotografados, até informações sobre o desenvolvimento do aplicativo e o reconhecimento de espécies com uso da Inteligência Artificial.

Macrofungo Ophiocordyceps dipterigena – Divulgação/Fapesc

O MIND.Funga App está em fase de teste, e logo será lançado oficialmente. A última versão utiliza a base de imagens do projeto, com fotografias coletadas por pesquisadores de diferentes universidades e também por muitos naturalistas amadores. Para participar, envie um e-mail para: mind.funga@gmail.com.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Nanda Gobbi / nanda.gobbi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 98802-5794

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support