No dia 7 de novembro, a SATC (Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina) promove o 1° Workshop de Iniciação Científica, com o tema Valorização do Carvão Mineral. Os trabalhos de 34 alunos de ensino médio, técnico e graduação que serão apresentados tiveram apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
Os recursos destinados à SATC em 2015 foram utilizados para fornecer bolsas de Iniciação Científica a alunos carentes da região, com duração de 12 meses. “A importância para os alunos é que eles estão em contato com pesquisas de tecnologia de ponta no carvão e isso melhora significativamente o aprendizado, pois eles aprendem fazendo, o ganho no aprendizado é enorme”, diz o diretor executivo da SATC, Fernando Zancan.
O aporte de cerca de R$290 mil foi feito por meio de demanda de projetos estratégicos e do CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais). “O papel da Fapesc é de suma importância, visto que ela é fomentadora dos processos de Pesquisa e Desenvolvimento na área do carvão, e apoia os projetos que o setor tem feito”, diz Zancan. Outros projetos da SATC já foram apoiados em ocasiões anteriores, levando à construção de laboratórios, como o de Combustíveis Sólidos, de Análises Químicas e Ambientais, Análises e Ensaios de Carvão, e Geotecnia. Ainda em construção, um novo prédio será destinado a estudos de captura, armazenamento e uso do carbono.
O evento é aberto e gratuito, com inscrições pelo e-mail renata.dias@satc.edu.br. As apresentações terão início às 16h, no auditório V da SATC. Confira a programação:
Fonte: Jéssica Trombini – Coordenadoria de Comunicação da FAPESC