Abertas inscrições para V Semana da Pós-Graduação em Química da UFSC

De 10 a 21 de junho é o período para inscrição para a V Semana da Pós-Graduação em Química da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que ocorre de 20 a 24 de junho. Ela tem apoio financeiro da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio da chamada PROEVENTOS. Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Química da UFSC, o evento ocorre anualmente próximo ao dia do químico (18/06).
É um ambiente de troca de informações e novos conhecimentos, com a contribuição de pesquisadores nacionais que vêm se destacando no cenário científico internacional. A programação inclui palestras, minicursos, sessões coordenadas, oficinas e mesas redondas, de modo a complementar a formação curricular de seus participantes.
A semana é voltada não só aos acadêmicos de graduação e de pós-graduação em química e áreas afins – convidados a expor seus trabalhos de pesquisa—, mas também a toda a comunidade interessada.
semana de quimica
Programação inclui minicursos e painéis
Haverá os seguintes minicursos (palestrante e assunto):

• Frank Quina (USP) – Introdução à química de coloides e interfaces;
  • Maximiliano Segala (UFRGS) e Giovanni F. Caramori (UFSC) respectivamente vão dar os cursos Química computacional: Métodos teóricos para a avaliação deespectroscopias eletrônicas  e: A natureza física da ligação química;
  • Eliana de Medeiros Oliveira (LCME-UFSC)  – Microscopias: eletrônica e ótica;
  • Edvani Curti Muniz (UEM) – Hidrogéis superabsorventes para usos tecnológicos;
  • Jaisa Fernandes Soares (UFPR) –  Ética em pesquisa e publicação científica;
  • Kassio Michell Gomes de Lima (UFRN) – Técnicas de calibração e classificação multivariadas: fundamentos e Aplicações;
  • Patrícia Bulegon Brondani (UFSC–Campus de Blumenau) – Biocatálise a serviço da química orgânica;
  • Valtencir Zucolotto (IFSC USP)  – Escrita científica.

Os interessados em participar do evento e nos minicursos deverão realizar suas inscrições no site: semanadaquimica.paginas.ufsc.br
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC