O 10º Simpósio Internacional em Plasma Não-Térmico e Plasma Térmico Aplicado em Tecnologias de Controle de Poluição e em Energias Sustentáveis (ISNTP-10) é um evento mundial, técnico-científico e social, sem fins lucrativos, realizado a cada dois anos pela União Eletrostática Internacional. Neste ano, será realizado no período de 1 de agosto a 5 de agosto de 2016, na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em parte com recursos obtidos do programa Proeventos, da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
sdasd
O evento conta com a o apoio do Departamento de Química, do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) e da Reitoria da Universidade. Na sua décima edição, o evento reunirá acadêmicos das áreas relacionadas à química, física e engenharias promovendo um ambiente de troca de informações e novos conhecimentos. “Os participantes terão a oportunidade única de adquirir conhecimentos avançados na área de plasma e suas aplicações em diferentes setores de tecnologia de ponta e no Controle de Poluição e em Energias Sustentáveis, além de possibilitar a cooperação com cientistas de diferentes países de renomadas universidades e centros de excelência”, acrescenta o Prof. Nito A Debacher, PhD, do Departamento de Química da UFSC.
O 10º Simpósio Internacional possui uma diversificada programação científica, que inclui palestras, comunicações orais, painéis de discussão, visando complementar e atualizar seus participantes quanto a novos progressos dentro da área de plasma. A expectativa é manter ou ampliar os números das últimas edições, incluindo 21 palestrantes chaves, 65 apresentações orais, 30 apresentações de pôsteres, onde aproximadamente 160 participantes de 17 países diferentes são esperados para divulgar o resultado de suas pesquisas no simpósio, simulação, diagnóstico e aplicações das tecnologias de plasma térmico e não-térmico no controle de gases poluentes (gases ácidos, compostos orgânicos voláteis, controle de odores, gases de efeito estufa, material particulado), tratamento de água e efluentes, tratamento de materiais perigosos (dioxinas, bifenilas policloradas, compostos halogenados, mercúrio), reforma de combustíveis, combustão assistida por plasma, descontaminação biológica de superfícies, aplicações médicas.
Apoio financeiro
O PROEVENTOS tem por objetivo apoiar, mediante a concessão de recursos financeiros, a realização de eventos de difusão de ciência, tecnologia e inovações no Estado de Santa Catarina, com abrangência estadual, nacional ou internacional, compreendendo a comunicação de resultados de novas pesquisas científicas, desenvolvimento tecnológico e soluções inovadoras, para o avanço do conhecimento científico e tecnológico.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC