Epagri promove Feira do Pequeno Inventor

Já pensou em fazer um plástico biodegradável em casa, usando casca de banana, amido de milho, glicerina e vinagre? As crianças de Santo Amaro da Imperatriz já. Elas vão apresentar essa e outras inovações na Feira do Pequeno Inventor, que acontece no ginásio do Colégio Nereu Ramos, no Centro da cidade, a partir das 9h30 desta quinta-feira, 7 de julho.
A Feira do Pequeno Inventor é promovida desde 2013 pelo Escritório Municipal da Epagri em Santo Amaro da Imperatriz. Neste ano participam 124 crianças, estudantes de quatro escolas da rede pública da cidade, que cursam desde o terceiro ano do ensino fundamental até a terceira série do ensino médio. Elas vão apresentar 49 inventos.
O tema deste ano, Sustentabilidade no Dia a Dia, estimulou a criatividade dos estudantes. Além do plástico biodegradável, a feira vai trazer um tijolo ecológico, feito de barro, madeira usada e vegetação; uma máquina de lavar louça feita com uma caixa de isopor; um porta guarda-chuvas que recolhe e distribui a água para regar plantas de um ambiente coberto; diversas opções de rega mecanizada, incluindo uma que usa força pedal e outra que reaproveita água da chuva; um capacete para ser usado por motoqueiros em dia de chuva e uma mesa resfriadora para uso intenso de notebook, entre outras invenções.
Também foram muitas as opções apresentadas para inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais, explica Liagreice Pereira de Medeiros Cardoso, extensionista social da Epagri em Santo Amaro, idealizadora e organizadora da feira. Nessa área, ela destaca uma cortina que abre e fecha sozinha (foto) e um banheira pensada especialmente para ser usada por bebês com microcefalia.
santo_amaro_da_imperatriz_-_feira_do_pequeno_inventor_20160705_1797344860
Epagri/Divulgação
A partir das 9h30 todas essas invenções estarão montadas no ginásio para serem vistas pelo público. Às 14h, acontece a apresentação da peça Sonho de Alice, que tem temática ambiental e é encenada pelos alunos da escola Conselheiro Manoel Philippi, de Águas Mornas.
A premiação será realizada a partir das 15h. São três categorias concorrentes: inventos feitos por alunos do ensino médio, por alunos do sexto ao nono ano e por alunos do terceiro ao quinto ano. Os primeiros colocados serão premiados com jogos educativos, tablets e caixas de som, tudo doado pelos comerciantes da região. Os segundos e terceiros colocados serão premiados com medalhas.
Com a realização da quarta edição, quase 500 alunos terão participado da feira, que mobiliza também toda a comunidade, envolvendo pais e professores. Muitas propostas, como a reciclagem de óleo de cozinha para confeccionar produtos de limpeza doméstica, acabaram virando projetos que as escolas tocam continuamente, estimulando a reflexão sobre a necessidade de inovar para um futuro mais sustentável.
A extensionista social da Epagri está criando uma geração inteira de curiosos, que têm na criatividade e persistência as molas propulsoras para fazer um mundo diferente, “pois esses inventos não são feitos em uma semana”, pondera ela. O sucesso da Feira dos Pequenos Inventores foi reconhecido no ano passado pela Fatma, que a selecionou como uma das vencedoras da 17ª Edição do Prêmio Fritz Muller. Agora, a intenção de Liagreice é expandir o evento, para incluir também os estudantes do município de Águas Mornas, vizinho a Santo Amaro.
Apoiam a quarta edição da Feira dos Pequenos Inventores de Santo Amaro as empresas Unilar, Leroy Merlin, Lojas Jean, Alê Informatica, Comercial Costa, Lojas Derner, Segware, além do CDL de Santo Amaro, a prefeitura local e o Jornal TOP.
Fonte: Gisele Dias/Assessoria de imprensa da Epagri

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support