Udesc Joinville sediará Congresso Regional de Iniciação Científica em Engenharia

Entre os dias 12 e 15 de julho, o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, será sede do 23° Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia (Cricte). O evento tem apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio da chamada PROEVENTOS.
Coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia Elétrica, Pedro Bertemes Filho, o congresso contará com palestras de representantes do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), da Associação Brasileira de Educação de Engenharia (Abenge), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Creajr-SC) e Instituto Nacional da Propriedade Privada (Inpi) de Santa Catarina.

UDESC Joinville (foto: divulgação/CCT)

Paralelamente ao evento, será realizada a 8ª Feira de Protótipos (Feprot), com premiação para os três melhores trabalhos.
Para os estudantes autores, as inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de julho no valor de R$ 130,00. Já os estudantes ouvintes podem se inscrever a partir de 19 de maio, no valor de R$ 130,00.
O Cricte foi criado em 1985 por iniciativa do Núcleo Rio Grande do Sul da Abenge, visando a dar oportunidade aos estudantes de graduação, bolsistas de iniciação científica, monitores, estagiários ou voluntários, a divulgarem os trabalhos desenvolvidos durante os cursos. Nos primeiros congressos, os temas inscritos envolveram áreas da Engenharia Civil, Mecânica, Química e Elétrica. Com a expansão do evento, outros cursos como Ciência da Computação, Física, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental passaram a submeter trabalhos.
logo_CRICTE
Nos últimos dois anos, as edições do seminário foram realizadas no Rio Grande do Sul. “Com a campanha realizada junto às universidade e empresas catarinenses, para a participação no congresso, espera-se um público de 400 participantes. Assim, é esperada uma contribuição para a descentralização das pesquisas desenvolvidas nas universidades e, por outro lado, levar ao conhecimento de pesquisadores as necessidades das empresas nas diversas áreas da Engenharia”, relata o coordenador do evento.
Mais informações podem ser encontradas no site do congresso.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville, com atualizações da FAPESC