UFFS realiza seminário sobre a água com apoio da FAPESC

No dia 8 de julho será realizado na cidade de Água Doce o IV Seminário Regional da Água. O evento é organizado pela UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) e foi contemplado pelo edital PROEVENTOS, da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
A iniciativa de realizar o seminário começou em 2013 no âmbito municipal e extrapolou os limites da pioneira Água Doce. Como a questão relacionada à água ultrapassa as fronteiras de um único município, e necessita ser tratada de maneira integrada, as instituições organizadoras decidiram ampliar sua abrangência, contemplando o Comitê da Bacia do Rio do Peixe e o Comitê da Bacia do Rio Chapecó-Irani. Entre os organizadores estão também a Prefeitura do Município de Água Doce, EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.
Na edição de 2016 o tema é Proteção de nascentes: Tecnologia e inovação para a preservação e, diferentemente dos anos anteriores, terá cunho mais propositivo e será realizado em duas etapas. Na primeira, em julho, os participantes serão divididos em três grandes grupos que elaborarão propostas de trabalho a serem desenvolvidas entre 8 de julho e 21 de outubro, envolvendo: proteção de nascentes área rural; cultura de boas práticas no uso da água;  e  projetos sensibilizadores da conservação e da preservação das nascentes.
Na segunda etapa, que ocorrerá em 21 de outubro, representantes dos três grupos apresentarão os trabalhos e os projetos empreendidos contemplando os três temas. Como resultados esperados, pretende-se subsidiar a criação de política pública de serviços ambientais com incentivos às boas práticas.
seminario regional agura programa
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC