O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, chega nesta sexta-feira (10) a Florianópolis para prestigiar o início das operações do CIEnP (Centro de Inovação e Ensaios Pré-clínicos), no Sapiens Parque (norte da Ilha de Santa Catarina) com apoio financeiro do governo estadual, via FAPESC (Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina).
A visita ao parque de inovação, que abriga e apoia empresas de tecnologia, startups e institutos de universidades, está marcada para as 10h30, e incluirá reunião fechada com o conselho e diretoria do Sapiens. “Vamos aproveitar para apresentar a evolução do Sapiens Parque e ressaltar o papel do MCTIC até aqui e novas oportunidades”, afirma José Eduardo Fiates, diretor executivo do Sapiens Parque.
A ser inaugurado com a visita, o CIEnP atua na área de farmacologia, com infraestrutura laboratorial de ponta para realização de ensaios pré-clínicos e espaço para incubação de startups no setor de ciências da vida. Recentemente o Centro participou do processo de pesquisa e análise da eficácia da substância conhecida como “droga do câncer”, comandado pelo MCTIC.
Mais recursos para FAPs
Sergio Gargioni, presidente da FAPESC, vai pedir mais recursos para a Fundação, cujo orçamento caiu drasticamente, e apresentar ao Kassab um pouco do que se faz em termos de CTI em SC. Eles se encontraram pela primeira vez uma semana depois do ministro assumir a pasta de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, e Gargioni entregou-lhe carta com reivindicações, a qual assinou como presidente do CONFAP(Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa)
Entre elas, pede que o novo ministro tente recompor o FNDCT (Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia) e o orçamento acompanhado da devida programação financeira no montante equivalente ao executado em 2014; regulamentar o Fundo Social para permitir o aporte de recursos para atividades de CTI. E fortaleça parcerias do MCTIC com as Fundações Estaduais e Amparo à Pesquisa, principalmente.
MAIS EM:
http://confap.org.br/news/kassab-recebe-gargioni-em-brasilia-na-primeira-semana-como-ministro/
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC e PalavraCom (André Seben )