UNIDAVI promove Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Nos dias 10, 11 e 12 de maio a UNIDAVI (Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí) realiza o VI Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão – CIEPE, em Rio do Sul. O CIEPE é um evento anual, que acontece desde 2011 e visa a produção científica e a difusão de iniciativas de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento recebeu apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio da chamada PROEVENTOS. Edições anteriores do CIEPE também foram contempladas em outros editais.
Logo ciepe unidavi
“Os temas adotados para cada ano são utilizados como estratégia de geração de conhecimento e de promoção da cidadania, já que o acesso à informação permite a formação do estudante como cidadão solidário e pró-ativo”, diz a professora a professora Lilian Borges, coordenadora do CIEPE. O evento promove a educação como ‘ponte’ de aproximação do estudante aos bens sociais e culturais, facilitando o pleno exercício de seus direitos e deveres. Os participantes são estimulados a explorar e desenvolver seu pensamento crítico, realizando-se como cidadão e como indivíduo responsável pelo seu entorno e pelo desenvolvimento regional, que é o tema deste ano.  A programação do evento pode ser consultada em: http://ciepe.unidavi.edu.br/home/programacao
“A cada nova edição, o evento atinge todos os seus objetivos específicos, ou seja, envolve todas as áreas de conhecimento da UNIDAVI, possibilita a reflexão sobre a importância do Ensino, da Iniciação Científica e da Extensão na formação de pesquisadores sejam eles discentes ou docentes; concretiza ações de integração, envolvendo as comunidades acadêmicas parceiras e outras instituições; gera benefícios às atividades de ensino das instituições envolvidas e à comunidade regional em geral, por meio da socialização de procedimentos e resultados das atividades de Iniciação Científica desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior participantes; envolve e aproxima a comunidade empresarial de diferentes esferas de atuação, seja de ordem pública ou privada do Alto Vale do Itajaí, do estado de Santa Catarina e do Brasil”, diz.

Ciepe_2015_Palco
Edição 2015 do CIEPE, que também recebeu apoio da FAPESC no PROEVENTOS (Foto: Divulgação/UNIDAVI)

O CIEPE reforça a visão da UNIDAVI para o desenvolvimento da comunidade regional nos campos político, cultural, econômico, tecnológico e educacional, promovendo a inserção do Alto Vale do Itajaí no contexto nacional. Estão envolvidos no evento acadêmicos, professores, pesquisadores de instituições públicas e privadas, órgãos comunitários, instituições de ensino superior, incubadoras tecnológicas e seus dirigentes, empresários e a comunidade.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC