Projetos da UnC apoiados por CAPES e FAPESC promovem interação com a comunidade

A Universidade do Contestado teve dois projetos aprovados pela CAPES e FAPESC voltados para a área ambiental.
O primeiro projeto intitulado “Conhecer e interagir com e na Bacia Hidrográfica da Escola”, foi aprovado pela CAPES, ficando classificado na 12ª posição nacional. A ação será realizada através da Agência Nacional das Águas (ANA), e integra o Programa de Apoio à Produção de Material Didático para a Educação Básica Projeto Água.
ciclo de palestras apoio fapesc
O projeto, que contará com recursos na ordem de R$ 40 mil, buscará implementar atividades pedagógicas que estimulem os estudantes da Educação Básica ao uso de aportes tecnológicos ou tecnologias sociais para produzir materiais pedagógicos sobre a água a partir da bacia hidrográfica como unidade de estudo, planejamento e gestão integrada das águas.
De acordo com o professor Dr. Jairo Marchesan (foto), autor dos projetos, a ação será desenvolvida pelos professores pesquisadores do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, professores dos Cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária, em parceria com os Professores das Escolas Estaduais e Municipais de Educação Básica (Ensino Médio). Entre as etapas, está a sensibilização dos estudantes para interagirem com a Bacia Hidrográfica, a produção de materiais pedagógicos e seminário escolar para a apresentação das atividades realizadas. “A aprovação dos projetos reverte em recursos para a região, além de produção e socialização de conhecimento”, avalia Marchesan.
O segundo projeto aprovado pela FAPESC é referente ao II Seminário Sobre Água e Desenvolvimento Regional: Análises e Propostas Tecnológicas para Gestão dos Recursos Hídricos no Território do Alto Uruguai Catarinense, com recursos na ordem de R$ 12.615,00. O evento ocorrerá no mês de junho, e contará com a presença de palestrantes renomados na área.
O Diretor de Pesquisa, professor Dr. Gabriel Bonetto Bampi, salienta a importância da aprovação de projetos em órgãos de fomento externos que promovam a práxis acadêmica da UnC junto à comunidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UnC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support