Parceria com Alemanha viabiliza mestrado com dupla titulação

A FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) vai financiar parte do mestrado com dupla titulação (na Alemanha e no Brasil) para dois estudantes da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Eles serão selecionados ainda em 2016 entre os alunos de Engenharia Automotiva e Mecatrônica do campus Joinville, a fim de fazer a pós-graduação na Europa a partir de 2017.
visita à fapesc - projeto aware
“A cada aluno que vai, um vem”, destaca Anne-Sophie Lohmeier, coordenadora do projeto AWARE (Applied Network on Automotive Research and Education), ligado ao Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha e ao Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão . Ela acertou detalhes para a concessão das duas bolsas num encontro ocorrido dia 4 de abril com o presidente da FAPESC, Sergio Gargioni, que integra o Conselho Consultivo do AWARE. Também participaram da reunião o diretor César Zucco e o vice-diretor do Centro da UFSC em Joinville, Prof. Maurício de Campos Parath. O último destacou que já vieram à universidade brasileira professores visitantes alemães, e está prevista uma visita com duração de um mês dos orientadores brasileiro à Alemanha, durante os mestrados que orientarão.
Inspiração
A Fundação Araucária, com sede em Curitiba, foi a primeira do gênero a fechar parceria e assim bancar o mestrado com dupla titulação. A cooperação deu tão certo que será assinado o terceiro acordo em 2016, permitindo a ida de mais alunos da UFPR (Universidade Federal do Paraná). O objetivo é capacitá-los para atuar na indústria automotiva, mediante combinação de conhecimentos das Engenharias Elétrica e Mecânica, fora aspectos multidisciplinares.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC