Até 10 de maio, estará aberta uma chamada pública internacional denominada “Projetos em temas estratégicos”, com dois temas principais: 1) Alimentos funcionais e 2) Efeito da mudança Climática no desenvolvimento sócio-econômico marinho costeiro. Detalhes em www.cyted.org/es/Proyectos_estrategicos
“Os projectos poderão incorporar grupos associados de qualquer país de Iberoamérica no caso que demonstrem realizar uma contribuição significativa à proposta e acredite dispor de financiamento para sua participação”, disse Alberto Majó Piñeyrúa, secretário geral do programa CYTED (Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento).
Portas abertas
“O CYTED é composto por países de línguas espanhola e portuguesa que visa apoiar ações voltadas ao desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação para o desenvolvimento harmônico dos países iberoamericanos. Para tal, o CYTED atua no âmbito do fortalecimento das Redes Temáticas de Pesquisa, no fomento à realização de Fóruns e no apoio a projetos de pesquisa, de forma efetiva e desburocratizada, como eu mesmo tive a oportunidade de comprovar em 3 períodos de minha carreira de pesquisador na área agrícola”, disse Mario Angelo Vidor, assessor de Gestão de Pesquisa da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
Ele e o presidente Sergio Gargioni, iniciaram contatos com Alberto Majó Piñeyrúa para analisar a possibilidade de parceria com CYTED, por meio de um memorando cuja minuta já foi encaminhada a ambas as partes e está em avaliação.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC