Centro de Florianópolis abriga 1º Circuito de Economia Criativa

O 1º Circuito de Economia Criativa acontece nos dia 21 e 22 de março no Museu da Escola Catarinense (MESC), em Florianópolis. Com entrada aberta ao público, participarão palestrantes internacionais e nacionais na área de Economia Criativa com direcionamento em temas-chave para a cidade de Florianópolis como tecnologia, design, artes, turismo e gastronomia. O evento é uma realização do Centro Sapiens e do Departamento de Engenharia do Conhecimento UFSC, a partir
do Sapiens Parque, em parceria com a Fundação CERTI e UFSC e apoio da FAPESC.
circuito economia criativa
O evento será uma primeira ação de capacitações e estudos de cases para demonstrar as possibilidades e incentivar melhorias no desenvolvimento de bens e processos que transformem a economia da região. Além disso, o Circuito de Economia Criativa também tem como objetivo aproximar a comunidade dos temas e iniciativas relacionados, desmistificando a Florianópolis apenas enquanto atrativo turístico, mas também como polo de inovação e empreendedorismo que tem como a tecnologia o setor mais lucrativo.
O 1º Circuito de Economia Criativa marca o início das atividades do Centro Sapiens, projeto de desenvolvimento tecnológico territorial voltado à promoção do setor da Economia Criativa e revitalização do centro histórico da cidade de Florianópolis. A iniciativa foi lançada em setembro de 2015 e pretende abrir um espaço de trabalho
colaborativo do Centro Sapiens no Museu da Escola Catarinense, o Cocreation Lab. O espaço de trabalho colaborativo será ocupado por dez projetos voltados à indústria criativa selecionados a partir de chamada pública, que será lançada na abertura do evento.
O Centro Sapiens complementa projetos correlatos de instituições parceiras para a revitalização da área leste da cidade com cabeamento elétrico subterrâneo, melhoria nos calçamentos, planejamento urbanístico, disponibilização de Wi-Fi gratuito, renovação de prédios – como o Museu Vitor Meireles-, e a implementação do Museu da Cidade – na antiga Casa Câmara e Cadeia. Além disso, foi submetido no início de
2016 à Câmara Municipal um projeto de lei complementar que prevê a isenção da cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) às startups instaladas na região.
Economia Criativa
A economia criativa, apesar de reconhecer o setor cultural como uma  área de grande importância em suas atividades, não abrange apenas bens  e serviços culturais, mas também engloba manifestações de criatividade  em setores que não são necessariamente reconhecidos como culturais,  além de se inserir no domínio da Pesquisa e Desenvolvimento.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) a  economia criativa cumpre grande papel na transformação da contemporaneidade. No Brasil, de acordo com a Sistema Federação das Indústria do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), o setor movimenta 2 milhões de empresas brasileiras e estima-se que gere diretamente um Produto Interno Bruto de R$ 110 bilhões, 2,7% do total produzido no país.
Mais informações poderão ser encontradas no site www.centrosapiens.com.br
Fonte: Centro Sapiens