Projeto de Santa Catarina é selecionado em edital do Fundo Newton

Único projeto do estado de Santa Catarina selecionado em edital internacional, um projeto da UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) receberá apoio do Fundo Newton e da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). A chamada foi lançada em 2015 pelo Research Council do Reino Unido, em parceria com o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), no âmbito do Fundo Newton.
conferencia bridge unisul
O projeto BRIDGE (Building Resilience In a Dynamic Global Economy) envolve pesquisadores da UNISUL e da Universidade de Cambridge, que estudarão a complexidade no nexo entre alimentos-água e energia no Brasil. Um dos objetivos das pesquisas é fazer a avaliação da política ambiental brasileira para informar e apoiar sua reformulação, alcançando o desenvolvimento sustentável num contexto de mudanças ambientais e econômicas globais. “Estou extremamente feliz por ser o segundo projeto que aprovamos no Fundo Newton e ter a grande honra de representarmos Santa Catarina nesta chamada”, diz o coordenador da pesquisa do lado brasileiro, José Baltazar de Andrade Guerra.
O Fundo Newton é uma iniciativa do governo britânico que visa promover a pesquisa e a inovação em países emergentes. O projeto da UNISUL foi contemplado por uma chamada em parceria com o ESRC (Economic and Social Research Council). Também foram lançadas chamadas com MRC (Medical Research Council), e BBSRC (Biotechnology and Biological Sciences Research Council). Pesquisadores de10 estados que participaram das chamadas por meio de suas FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) tiveram projetos selecionados.
As chamadas contemplaram as seguintes áreas de pesquisa: Centros Virtuais em Nitrogênio Agrícola;Vivendo em Cidades Saudáveis e Ciência  Social da conexão entre água, alimentos e energia; e Doenças Infecciosas Negligenciadas. A lista completa dos projetos selecionados pode ser consultada neste link.
Sobre a Rede de Ciência e Inovação (SIN) e o Fundo Newton no Brasil
No Brasil, a Rede de Ciência e Inovação (SIN), baseada na Embaixada Britânica em Brasília e no Consulado Geral Britânico em São Paulo, tem a função de oferecer uma visão estratégica da governança dos £45 milhões do Fundo Newton no Brasil. SIN Brasil tem como propósito criar parcerias de ciência e inovação de excelência mundial entre o Reino Unido e o Brasil.
A equipe do Fundo Newton, dentro do departamento do SIN Brasil, facilita as interações dos implementadores e parceiros britânicos e brasileiros, assegurando um alinhamento estratégico entre os diversos programas criados. É também responsável pelo monitoramento dos resultados e impactos dos programas do Fundo na relação bilateral entre o Brasil e o Reino Unido.
 
Por: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support