Edital seleciona programas de pós-graduação para participar de Universidade em Rede do BRICS

Lançado em dezembro durante seminário internacional , o Edital nº 3/2015 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) seleciona programas de pós-graduação de instituições de ensino superior brasileiras para a Universidade em Rede do BRICS, o grupo de países que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A inscrição das propostas vai até o dia 29 de janeiro.
A iniciativa selecionará programas de excelência, por isso um dos requisitos para inscrição é a proposta estar vinculada a instituição de ensino superior, pública ou privada, que possua programas recomendados pela Capes com nota 6 ou 7, relacionados às áreas temáticas do edital. Entre as diversas áreas estão temas como energia, recursos hídricos, tratamento da poluição e economia.
Entre as atividades a serem realizadas pelas instituições selecionadas está o desenvolvimento, conjuntamente com parceiras dos países do BRICS, de projetos pedagógicos comuns de mestrados profissionais, acadêmicos e doutorados, em língua inglesa, no âmbito da Universidade em Rede. As propostas de cursos novos serão submetidas à Capes, em conformidade com as normas e regulamentações relacionadas ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
Os programas aprovados deverão reconhecer, por meio de certificação/diplomação conjunta, atividades, cursos, créditos, títulos e diplomas referentes às atividades desenvolvidas.
Saiba mais sobre o programa.
Acesse o edital

Fonte: CAPES