Editora Univali lança livro sobre gestão das águas

Os conflitos e as convergências relacionados com as formas de utilização da água são temas do livro “Gestão, Usos e Significados das Águas – Conflitos e Convergências”, organizado pelas pesquisadoras Adriana Marques Rosseto, Maria José Reis e Neusa Maria Sens Bloemer e lançado em parceria pela Editora Univali e Editora UFSC.

A obra, com 296 páginas, debate o significado do uso das águas, identifica como este patrimônio vem sendo utilizado e avalia as repercussões das aceleradas mudanças em seu uso. A publicação custa R$ 42 e pode ser adquirida clicando aqui.

2015-12-03-gestao-das-aguas

UNIVALI INTEGRA GRUPO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A ÁGUA

Em setembro a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Universidade de Alicante, da Espanha, assinaram acordo para facilitar o intercâmbio de estudantes e professores e a cooperação para estudos sobre um dos principais problemas que afligirá a sociedade nos próximos anos: a falta de água.

O acordo entre as duas instituições, inédito no Brasil, permite a troca de experiências entre pesquisadores dos Programas de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental; Ciência Jurídica, Gestão de Políticas Públicas; Administração; e Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística da Univali e do Instituto de Ciências da Água e Ambientais da Universidade de Alicante.

Com isso a Univali troca conhecimento com uma instituição que, localizada no Mediterrâneo, em uma região semiárida, é uma das principais referências no estudo da água na Europa.

O Instituto das Aguas e Ciências Ambientais da Universidade de Alicante estuda, desde 1991, o tratamento de água por meio da remoção de matéria orgânica natural, reutilização de águas residuais, dessalinização da água e otimização de processos.

Com o convênio, pesquisadores da Univali vão para a Espanha aprender o que está sendo feito lá para combater a escassez do recurso. Enquanto isso, pesquisadores da instituição europeia visitam nossa região estudar a realidade regional e propor soluções para os problemas locais.

Outras informações: (47) 3341-7984, com a Editora Univali.

Fonte: Assessoria Univali