UFSC lança revista de Divulgação Científica

UFSC Ciência é o nome da revista de divulgação científica que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lança no dia 11 de dezembro de 2015, com o objetivo de propagar a variedade de pesquisas em desenvolvimento nos diversos centros da universidade. Hoje a UFSC conta com mais de 500 grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segundo a diretora geral de comunicação, Tattiana Teixeira, a revista foi concebida com a finalidade de aproximar ainda mais os diferentes públicos do conhecimento produzido na UFSC.
UFSC-Ciência
A publicação é um dos resultados do projeto de incentivo à divulgação científica, implementado no segundo semestre de 2014 pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) e pela Diretoria-Geral de Comunicação (DGC). “Este é um bom começo para uma atividade que deve ter caráter permanente. A oferta de material de divulgação de boa qualidade aumentará a percepição do público sobre a relevância e importância da ciência. É minha convicção que esta iniciativa deve continuar e ser expandida para tornar-se o Programa de Divulgação Científica da UFSC”, afirma o pró-reitor de pesquisa Jamil Assreuy.
Na quarta edição da pesquisa sobre “Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil”, realizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a atitude dos brasileiros em relação à ciência e tecnologia é muito positiva. Para 61% dos entrevistados, o conhecimento científico contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com o intuito de reforçar essa tendência, Airton Jordani, responsável pelo projeto gráfico da UFSC Ciência, procurou evitar formatos tradicionais de diagramação para tornar a leitura mais agradável e ter uma maior abrangência de público: “Esse formato torna a produção científica da UFSC mais atraente e acessível à população de forma geral”.
Entre os pesquisadores entrevistados para esta primeira edição, estão Ilse Scherer-Warren, Eduardo Bezerra, Kleber Vieira de Paiva, Tânia Beatriz Creczynski Pasa, José Roberto OShea, Norberto Olmiro Horn Filho. A revista está disponível online e pode ser acessada neste link: l.ufsc.br/revistaufscciencia.
FONTE: Universidade Federal de Santa Catarina