Três catarinenses se destacam entre as 20 cidades mais empreendedoras do país

Das 20 primeiras cidades do Índice de Cidades Empreendedoras, realizado pela Endeavor, três são catarinenses. Florianópolis (2ª colocada), Joinville (9ª) e Blumenau (20ª) representam o estado de Santa Catarina no ranking, que em número de cidades, perde apenas para o estado de São Paulo, com cinco municípios entre os 20 primeiros colocados. Este ano, o Índice analisou 32 cidades, que, juntas, representam mais de 41% das scale-ups – empresas que apresentam alto crescimento em geração de emprego e renda – do país e cerca de 37% do PIB.

imagem_ICE

“Santa Catarina tem boas cidades pra empreender, principalmente Florianópolis e Joinville, mas ainda pode melhorar em alguns aspectos. Todas as cidades paulistas analisadas estão entre as 20 primeiras colocadas no ranking. São Paulo, também pelo fato de ser centro econômico e do ponto de vista logístico, é um estado à frente de Santa Catarina. Mas o que faz a diferença em Santa Catarina são: capital humano qualificado, inovação, baixos custos, boa qualidade de vida e condições favoráveis para empreender”, avalia João Melhado, gerente de Pesquisa e Mobilidade da Endeavor.

Florianópolis ocupa a segunda colocação geral, com uma diferença pequena para São Paulo, a primeira do ranking. Em relação a pesquisa anterior, que analisava as capitais mais empreendedoras do Brasil, também organizada pela Endeavor, Florianópolis perdeu a primeira colocação para São Paulo, mas avançou em diversos indicadores. Ao todo são 56 indicadores observados, distribuídos em sete pilares que mais impactam a vida do empreendedor: Capital humano, Infraestrutura, Inovação, Ambiente Regulatório, Acesso a Capital, Mercado e Cultura.

A capital catarinense lidera os quesitos Capital Humano, que avalia a educação básica e superior, e Inovação, que analisa mão de obra, investimentos e tamanho da indústria de inovação, da economia criativa e do setor de tecnologia. Florianópolis avançou em investimentos em inovação, na cultura empreendedora e na qualificação da mão de obra. O número de adultos com ensino superior na capital catarinense é de 36%, enquanto a média das cidades analisadas é de 22%. Além disso, 60% dos universitários são formados em cursos considerados de excelência pelo MEC, com notas 4 e 5 no ENADE, superando os 23% da média. Porém, Florianópolis ainda precisa melhorar em infraestrutura, principalmente no acesso à internet rápida, e no mercado. “O mercado é o principal desafio da cidade. Apenas 0,35% das empresas de Florianópolis exportam. Isso é um limitador bastante preocupante.  Para se ter uma ideia, em SP o número é três vezes maior, e mesmo assim é baixo”, comenta Melhado.

O gerente de Pesquisa e Mobilidade afirma que, apesar da queda no ranking, Florianópolis continua sendo um polo do empreendedorismo no país: “São Paulo tem um mercado muito grande. Florianópolis não tem nada disso e ainda assim consegue completar com muita inovação, capacidade para inovar e mão de obra qualificada, custos mais baixos e qualidade de vida. Empresas com ação nacional e global, sem dúvidas, vão ajudar a cidade a retomar a liderança. Esse foi e continua sendo o grande desafio para cidade.”

Outras duas cidades catarinenses se destacaram na pesquisa. Joinville ocupa a nona posição, ficando à frente de grandes capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, por exemplo. Blumenau fecha a lista dos municípios de Santa Catarina, na 20ª colocação. Em quesitos como infraestrutura e mercado, as duas cidades tem o índice melhor que Florianópolis. Em relação ao número de empresas exportadoras, que faz parte do pilar mercado, Joinville e Blumenau passam a cidade de São Paulo, que é responsável por 10% do PIB nacional, e as outras cidades paulistas, ficando atrás apenas de Sorocaba.

SOBRE A ENDEAVOR

A Endeavor é uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo. Atua na mobilização de organizações públicas e privadas e no compartilhamento de conhecimento prático e de exemplos de empreendedores de alto impacto para fortalecer a cultura empreendedora do país. No Brasil desde 2000, já ajudou a gerar quase R$ 4 bilhões em receitas anualmente e mais de 20.000 de empregos diretos através de programas de apoio a empreendedores; e a capacitar mais de 2 milhões de brasileiros com programas educacionais presenciais e à distância. Para a realização do ICE 2015, a Endeavor contou com a parceria da EY (antiga Ernst & Young), Meta, Opinion Box, SEDI e Spectra Investimentos.

Fonte: Assessoria de Comunicaçãod a Endeavor