Itajaí recebe VII Fórum de Prevenção aos Riscos de Desastres

Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da FURB está organizando o VII Fórum de Prevenção aos Riscos de Desastres na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí. Será nos dias 1 e 2 de dezembro, no Auditório da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI). O evento tem apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio da chamada PROEVENTOS.
O seminário vai contar com cinco palestras sobre assuntos relacionados à Política Nacional de Segurança de Barragens: desafios e avanços da sua implementação no Estado de Santa Catarina.
Entre as presenças já confirmadas está a vinda do secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Milton Hobus, cuja palestra está agendada para o dia 1 de dezembro. Outra atividade prevista é a visita técnica à barragem de contenção de cheias do município de Ituporanga, ação prevista para ocorrer no segundo dia de evento.
A professora Noemia Bohn, coordenadora do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da FURB, diz que o tema do fórum foi escolhido por causa da discussão sobre a proposta de construção de seis novas barragens de contenção de cheias no Alto Vale do Itajaí e uma em Botuverá, que vem ocorrendo junto à Câmara de Assessoramento Técnico (CAT) do Comitê do Itajaí.
“Numa análise aprofundada da documentação relativa a duas dessas barragens propostas para serem construídas em Pouso Redondo, verificou-se que não havia até aquele momento plano de segurança de barragem elaborado nos termos do que prevê a Lei Federal nº 12.334/10. Diante dessa situação e do conjunto de barragens que estão sendo propostas para a região, entendeu-se que seria relevante provocar uma discussão sobre o tema com profissionais ligados a área, reconhecidos em âmbito nacional, bem como, promover uma mesa redonda para sabermos como está a implementação da referida política aqui no nosso Estado”, explica a professora.
prevencao riscos de desastre
Fonte: Assessoria de Comunicação da FAPESC, com informações da FURB