crystalA 3ª edição da Escola de Altos Estudos em Cristalização e Cristalografia para Latino América (Ecrisla) será realizada em dezembro, na Casa de Retiros Vila Fátima, situado em território de preservação ambiental, na praia do Morro das Pedras, no sul de Florianópolis (SC). O evento está dividido em Módulo I em Cristalização, do dia 7 ao 11, e Módulo II em Cristalografia, entre os dias 14 e 18. O evento recebeu apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS.
Os temas de estudo nesse ano serão controle e descrição de processos de cristalização industriais, nanotecnologia, polimorfismo, co-cristalização de drogas e ferramentas para a determinação estrutural de sólidos, incluindo amorfos, usando dados de difração de raios X e policristais.
A ECRISLA é uma Escola de Estudos Avançados onde são tratados aspectos teóricos e práticos da cristalização e métodos de cristalografia aplicados na determinação da estrutura de materiais sólidos. Os temas propostos para a Escola envolvem ciência de materiais, controle e descrição de processos de cristalização industrial, nanotecnologia, polimorfismo, co-cristalização de insumos farmacêuticos ativos e ferramentas para a determinação estrutural de sólidos (incluindo amorfos) usando dados de de Difração de Raios X de Pó.
A terceira escola em Cristalização e Cristalografia para a Latino América (ECRISLA) contará com especialistas reconhecidos internacionalmente. A Ecrisla congrega os programas de pós-graduação dos cursos de Farmácia, Química e Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A escola teve grande repercussão na comunidade científica, e são esperados  47 participantes de cinco países latino-americanos (Brasil, Argentina, Costa Rica, Peru, Colômbia), cerca de 35 no Módulo 1 e 31 no Módulo 2. Mais informações no site.
Fonte: Agecom UFSC e ECRISLA