Plataforma personaliza material didático conforme metas de aprendizagem

A educação a distancia é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil e é neste cenário que a catarinense FabriCO, de São José, se consolida como a maior produtora de material didático EAD no país.  A empresa cria soluções completas para este segmento e possui uma carteira de clientes que reúne diversas instituições de ensino do Brasil e do mundo,  como SENAI, IBMEC, Fundação Dom Cabral, Laureate International Universities, Devry Brasil, FAEL/Apollo e Estácio.
A FabriCO conta com mais de 600 profissionais capacitados em diversas áreas de conhecimento que produziram em 2015 o equivalente a 20 mil horas aulas, somando 50 mil páginas de e-books, 27 mil telas de HTML, 750 vídeoaulas e 400 games. A empresa já soma 57.000 horas de conteúdo produzido.
plataforma inteligente
A FabriCO lançou solução inovadora, que promete transformar o processo de criação de conteúdo EAD – a plataforma inteligente WayCO. O recurso personaliza o material didático com velocidade, utilizando uma rede global de autores conectados com a atualidade, o que garante os objetivos de aprendizagem do aluno.  A plataforma foi criada com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do PAPPE, Programa de Subvenção à Inovação em Micro e Pequenas Empresas.
Como funciona a plataforma WayCO?
A plataforma WayCO compara os objetivos de aprendizagem solicitados aos existentes no banco de conteúdos. Se estiverem alinhados, o conteúdo da disciplina (impresso, online e banco de questões) será personalizado para o aluno e disponibilizado para a Universidade. Caso o banco de conteúdo não esteja de acordo com a demanda, a plataforma dispara um alerta para milhares de autores conectados que, imediatamente, passam a produzir as soluções alinhadas às particularidades de suas disciplinas e focadas no seu público-alvo. Dessa forma, a produção, gestão e validação de conteúdos são otimizadas, permitindo uma entrega rápida, flexível e aderente à capacidade de investimento do cliente.
Ensino EAD no Brasil
Na era da tecnologia, os cursos a distância permitem ao estudante se formar sem sair da cidade onde vive ou até mesmo conciliar o trabalho com os horários das aulas, abrindo a oportunidade para a aprendizagem, através de uma educação flexível. “O material didático assume um papel de destaque neste cenário uma vez que émais fácil produzir um material que efetivamente ensine o aluno do que tentar que a tutoria faça as vezes de professor em sala de aula”, ressalta Norton Moreira, CEO da FabriCO.
No ano passado, 2,5 milhões de brasileiros fizeram cursos a distância, de acordo com dados do anuário da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância). Esse número inclui estudantes ligados a universidades e outras instituições de ensino ou que mantenham projetos com abrangência nacional. Considerando-se apenas o ensino curricular, do fundamental à pós-graduação, o número de matrículas realizadas no ano passado foi de aproximadamente 973 mil, quase o dobro em relação às 575 mil do ano anterior e quase nove vezes mais que as 120 mil registradas cinco anos atrás.
Vários fatores têm impulsionado o aumento de matrículas em EAD no Brasil, estando entre os mais importantes a inclusão digital e as facilidades do uso da internet. Outros atrativos como a flexibilidade de horários, economia de tempo e mensalidades mais baratas são fatores que tem atraído milhares de estudantes para esta modalidade de ensino.
Os programas do Governo Federal que incentivam o ingresso às universidades  também tem colocado a educação a distância como uma possibilidade, já que o Programa Universidade para Todos (ProUni) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecem cursos na modalidade EAD. O reconhecimento dos cursos pelo MEC, que classificam o diploma do presencial e do EAD com o mesmo peso, tem favorecido o ingresso de alunos na modalidade.
A FabriCO
A FabriCO surgiu há16 anos da inspiração de um grupo de pessoas em inovar e criar novos meios de compartilhar conhecimento. Começou na incubadora do MIDI Tecnológico de Florianópolis, e em 1999 inovou ao desenvolver o primeiro sistema de gestão de aprendizagem LMS com suporte SCORM do Brasil e criar a primeira solução de educação a distância integrada à gestão do conhecimento.
A partir de 2006, a empresa passa a ter como carro-chefe soluções completas para e-learning, atendendo mais de 100 clientes nos segmentos da indústria, educação, serviços e governo, com alto índice de satisfação. Atualmente a empresa foca nas instituições de ensino superior, para quem já  produziu  mais de 57 mil horas de conteúdo.
Fonte: Assessoria de Comunicação da FabriCo