XI Encontro Catarinense de Saúde Mental inicia próxima quinta-feira

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sediará, em seu Centro de Cultura e Eventos, o XI Encontro Catarinense de Saúde Mental (ECSM), de 14 a 16 de outubro.
O evento foi selecionado por chamada pública para ter apoio do programa Proeventos, da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
logo- encontro saude mental
Embora mantenha seu nome tradicional, o ECSM tem abrangência nacional e caráter internacional, contribuindo para discussões, debates e reflexões sobre temas de importância para o campo da saúde mental e para ampliação do conhecimento científico.
O objetivo central do XI ECSM é refletir sobre os desafios gerados pela fragmentação de serviços nesta área da saúde mental, que abarcam enorme diversidade e abrangência. O evento pretende estabelecer este foro através dos mecanismos utilizados nos dez encontros de saúde mental, anteriormente realizados em Santa Catarina.
A Comissão Organizadora é formada por representantes de entidades parceiras, acadêmicos e outras pessoas da comunidade ligadas à área da Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Ela escolheu como tema A cidade e a saúde: vivências na dimensão psicossocial, julgado pertinente ao panorama atual de reforma do modelo assistencial em saúde mental.
O tema nos remete à vida cotidiana das famílias,, à reflexão e reintegração de conceitos, saberes e ações no contexto da rede de atenção e cuidado em saúde mental e atenção psicossocial, considerando seu grau de humanização, eficácia, efetividade e eficiência.
Serão abordadas práticas, concepções teóricas e estratégias que se ligam às Políticas Nacionais de Saúde Mental e sobre Drogas, de Humanização, de Direitos Humanos e outras de interesse no meio acadêmico.
Também haverá discussões sobre a natureza e a vigência da cidadania sem discriminação, os equipamentos, as oportunidades, as potencialidades da vida em comunidade e da cidade como um todo, assim como a fragilidade, a fragmentação e os obstáculos ao exercício pleno da cidadania.
Mais em http://www.ecsm2015.org/announcements.php
Ou com Douglas Francisco Kovaleski pelo email douglas.kovaleski@gmail.com